Aves da minha rua


Um registo de uma simpática ave num dia solarengo no Mucifal

Um projecto  de observação de aves, num Concelho próximo 

O concelho  de Torres Vedras conta desde 2011, com seis pontos de observação de aves.

"Essas estruturas foram concebidas no âmbito do projeto Torres Vedras Birdwatching – Um olhar sobre as aves, o qual foi apresentado no dia 9 de junho, no âmbito da Semana do Ambiente.

Estes pontos de observação de aves situam-se na Serra do Socorro (dois), na Quinta do Manjapão, no Paul, nos Casalinhos de Alfaiata e na Foz do rio Sizandro.

A partir dessas estruturas pode-se observar e fotografar uma grande variedade de aves, principalmente: a águia de asa redonda, o abibe, o cartaxo, a cegonha branca, o cuco, o estorninho preto, o galeirão comum, a galinha d’ água, a garça boieira, a garça branca pequena, a garça real, o melro, o pato real, o peneireiro vulgar, a petinha dos prados, a petinha ribeirinha, o picanço real, o picanço barreteiro, o pintassilgo e o trigueirão.

De referir que anteriormente a Câmara Municipal já tinha investido em outras estruturas no âmbito do turismo ambiental, nomeadamente em percursos pedestres, na Ecopista do Sizandro e no Eco-Caminho da Serra do Socorro."

Comentários

Fatyly disse…
também as vi no Mucifal e como são encantadoras.

Anónimo disse…
Parabéns Pedro Macieira, as fotos e o tema são excelentes.
Permita-me que prefira a palavra soalheiro (de sol) a solarengo (de solar). A sua assinatura na horizontal fica ótima.
J
pedro macieira disse…
Fatyly,
Estas aves são muito nervosas, e muito simpáticas.Infelizmente o meu pouco conhecimento de espécies de aves não me permitiu identificar o seu nome.
Abraço
pedro macieira disse…
Caro J,
Agradeço o seu comentário e sugestão sobre -solarengo e soalheiro.Que aceito como termo mais adequado para a legenda das fotos.

Mas eu próprio quando o escrevi consultei o dicionário Priberam on-line, que me resolveu qualquer dúvida:

"so·la·ren·go
2
(solar, relativo a sol + -engo)
adjectivo

[Informal] O mesmo que soalheiro

"Solarengo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/Solarengo [consultado em 02-11-2013]."
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva