A toponímica de Paiões

Utilizando o conhecimento  sobre Paiões, pequena localidade vizinha do Cacém de Cortez Fernandes, autor do blog "Tudo de novo a Ocidente",  e tendo oportunidade de uma pequena visita a Paiões, olhando para as suas placas toponímicas, permitiram  num relance olhar para história de Sintra.

 Num largo encontramos a casa onde viveu o Arquitecto Adães Bermudes, que fez o projecto do edificio da Câmara Municipal de Sintra, da antiga Prisão, junto à estação da CP,  e da antiga Escola Primária de Colares, por exemplo. Um pouco à frente encontrámos a rua Escultor Francisco Santos, no local da placa , outra referência -  a casa de Ezequiel Alves o "Alves da Saibreira"...



"O ilustre arquitecto Arnaldo Redondo Adães Bermudes, nasceu na cidade do Porto em 1 de Outubro de 1864 e faleceu em Sintra na aldeia de Paiões em 18 de Fevereiro de 1947, os seus restos mortais repousam no cemitério de Rio de Mouro.
Decorrendo nesta data, o dia dedicado aos sítios  a arte e memória que eles encerram, pareceu-nos adequado recordar este nosso conterrâneo e um dos seu projectos, junto ao mesmo passam diariamente centenas de pessoas e no qual nem reparam. Apesar de ter sido o primeiro prédio construído para rendimento que mereceu ser galardoado com o PRÉMIO VALMOR de arquitectura, no já longínquo ano de 1909.
O prédio situa-se na Avenida Almirante Reis, esquina para o Largo do Intendente, na cidade de Lisboa.
Ainda hoje apresenta um aspecto de modernidade e beleza, características do talento de Bermudes. Merece pois ser referido e admirado, como exemplo de algo que  sendo singular é intemporal.  

Transcrito do blog "Tudo de Novo a Ocidente"
http://tudodenovoaocidente.blogs.sapo.pt/46346.html

Casa onde viveu Adães Bermudes em Paiões
 Rua Escultor Francisco Santos e a casa onde viveu "Alves Saibreira".

Transcrito do blog "Tudo de novo a Ocidente"
http://tudodenovoaocidente.blogs.sapo.pt/13631.html

 

"Escultor Francisco dos Santos

No pretérito dia 22  de  Outubro passaram 130 anos do nascimento do escultor, natural da Aldeia de Paiões Freguesia de Rio de Mouro. Propositadamente deixamos para hoje a recordação da efeméride. Ninguém se lembrou: Autarquias, Entidades Públicas...nada...
Quando da sua morte em 1930 a Câmara Municipal de Sintra, deliberou atribuir o seu nome a uma rua da Vila, mas essa artéria  não tem viva alma, parece mentira mas é assim. A casa humilde onde nasceu, ameaça ruir. As obras do Mestre, porque são belas, resistirão!"
Transcrito do blog "Tudo de novo a Ocidente"
http://tudodenovoaocidente.blogs.sapo.pt/13631.html


Alves da Saibreira



Sobre Adães Bermudes: 

Adães Bermudes, o arquitecto que projectou em Sintra o edifício da Câmara Municipal de Sintra, e a antiga Cadeia junto à estação da CP, e também como lembrou António Lourenço do “Beijo da Terra” - o antigo Matadouro da Ribeira (1905), demolido nos fins da década de sessenta para alargamento da estrada, e da antiga Colónia Penal Agrícola António Macieira (1910), hoje Estabelecimento Prisional de Sintra.

Entre 1902 e 1912 ganhou os concursos públicos para o projecto das Escolas de Instrução Primária, originando a construção de 184 escolas, sendo a Escola Primária de Colares, uma delas.


Comentários

Fernando Castelo disse…
As minhas felicitações pelo trabalho de pesquisa e divulgação sobre sintrenses ilustres, pessoas cuja maior virtude assentou na modéstia em se mostrarem. Nascidos por cá ou por esta terra terem escolhido para viver, foram cidadãos de elevadas virtudes e qualidades artísticas cujas bandeiras não desfraldaram. Foi bom terem sido recordados.
Pedro disse…
Boa coleção.
Onde fica a Casa Ezequiel Alves?
Anónimo disse…
Mas, em Sintra a Rua Francisco dos Santos é uma rua importante, liga São Pedro à Estefânia (antigamente conhecida peça rampa do Morais), e com placa antiga, tal como está no "Trans-Atlântico" http://bp1.blogger.com/_DMl9fKVNeUY/Rh_sjocm7EI/AAAAAAAAAo8/NngvNXT663E/s1600-h/Topon%C3%83%C2%ADmia%2B3.jpg
Graça Sampaio disse…
Desconhecia tudo isto! Que bom que haja quem nos dê a conhecer as pessoas ilustres da nossa terra.
pedro macieira disse…
Obrigado pelas visitas e comentários.Paiões uma pequena localidades do concelho de Sintra,encostada ao Cacém o seu passado, permite de facto um olhar sobre a história de Sintra.No caso foi uma visita rápida,o que vai obrigar a uma visita mais longa.
Abraços
Unknown disse…
Boa tarde

Sou professor no Agrupamento de escolas escultor Francisco dos Santos e gostaria de saber se alguém sabe qual é a casa onde nasceu este Escultor. Alguém me pode ajudar.
Obrigado. Carlos Pereira
pedro macieira disse…
Nota sobre a não publicação de comentários de leitores no blogue nos últimos tempos

Só hoje, por um e-mail que me foi enviado, verifiquei que havia vários comentários que não tinham sido publicados ainda. A razão detectada, terá sido uma falha técnica, no envio automático do blogue para o meu e-mail, e que nos últimos tempos não tem estado a acontecer, daí a minha falta de conhecimento da existência de comentários para aprovar. Facto que peço desculpa.
Neste momento activei o processo de publicação de comentários, esperando assim tentar repor embora com bastante atraso em alguns assuntos, um conjunto de comentários que por esse motivo estavam por publicar.

Mais uma vez as minhas desculpas
Pedro Macieira

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar