Postal da Praia das Maçãs

"Praia das Maçãs onde desagua o rio do mesmo nome num areal fortemente batido pelas ondas.
A praia, de fundo arenoso, estende-se num comprimento  de 500 m. Abrigada dos ventos S. e SE., é uima esplêndida estação de Inverno. De Verão dominam os ventos N. e NE.Extremamente belo o panorama das arribas maravilhosamente recortadas, fechado a SO. por altas rochas caindo a prumo sobre o mar."

Raul Proença/Guia de Portugal 1924

Foto antiga  da praia das Maçãs,não datada

Praia das Maçãs faz em 2014, 130 anos da sua edificação. Embora as primeira edificações pertençam a 1888 na verdade é que três anos antes três homens de boa vontade (Luis de Almeida Albuquerque, dr.Joaquim de Vasconcelos Gusmão e António Maria Dias Pereira Chaves Mazzioti),agregando a si dois engenheiros de grande categoria profissional , se constituiram em comissão, e levaram a cabo a construção do lanço de estrada que continuou, até à Praia das Maçãs, a velha estrada de Colares que partindo de Sintra e passando por Seteais, Monserrate e Eugaria chegava , apenas até ao Banzão.


Foto antiga do Ringue de patinagem, da Praia das Maçãs - hoje só utilizado para torneios de futebol de 5/futsal  com  um verde, relvado sintético.

*Fotos enviadas por  João Vassalo

Comentários

Caínhas disse…
No verão, no tempo do Sr. Alfredo José Marques, a Câmara Municipal de Sintra, mandava-o para o ringue da Praia das Maçãs, e ele estava lá um determinado tempo, alugava patins de recreio, e ensinava crianças, a patinar. Como tinha a seu cargo as escolas do Hockey Clube de Sintra, organizava quando possível um jogo das escolas, no ringue da Praia. Também o Hockey Clube de Sintra realizou aí no verão jogos amigáveis e festas de homenagem a atletas. Mudam-se os tempos, o futebol evadiu tudo, mas não havia necessidade disso, porque nesses tempo coabitavam as duas modalidades, eu próprio fiz aí grandes torneios de futebol de salão.
pedro macieira disse…
Caínhas,
Um comentário que ilustra muito bem a importância que aquele rinque tem tido ao longo do tempo -lembro-me bem dos torneios de futebol de salão durante os verões.Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar