O Santuário romano da Praia das Maçãs

A Praia das Maçãs guarda vestígios de um convento islâmico e de um santuário romano


 Encontrados vestígios do santuário romano, mas também restos de convento islâmico, durante as escavações de um santuário romano dedicado ao sol, à lua e ao oceano.



PraiadasMacasSantuarioAltodaVigia2013c
Foto do grupo de visitantes nas escavações do local do Santuário romano do séc XII/XV

 photo SantuaacuterioPMacas_zps3ca298d5.jpg
«Memória»  do Santuário do Alto da Vigia, referido por Francisco d'Ollanda pintor e escritor que viveu no séc,XVII (1517-1584). publicada no livro  "Da fábrica que falece ha Cidade de Lysboa´',
As primeira informações que nos falam da existência de um Santuário Romano junto à foz do rio das Maçãs. no lugar denominado Alto da Vigia, são da autoria de Valentim Fernandes em 1505; e de Francisco d'Ollanda  por volta de 1541.
Ler mais aqui


Descoberto templo romano ao Sol, à Lua e ao Oceano, que estava perdido
Via Diário de Notícias:
"Ali,  (junto à falésia, perto da Praia das Maçãs), descobriu o arqueólogo Cardim Ribeiro, ergueu-se em tempos um dos mais importantes santuários do Império Romano, consagrado ao Sol à Lua e ao Oceano, cuja localização estava há muito perdida, e que muitos julgavam até que fosse apenas lenda. Não era. Com a descoberta do templo, em 2008, vieram outros achados, alguns surpreendentes, que "tornam este local único e de grande alcance histórico", assegura Cardim Ribeiro ao DN.
A descoberta logo no primeiro ano de escavações de um ribat, uma mesquita feita de uma série de celas e, numa delas, de um mirhab, um nicho para as orações, orientado para Meca, "foi uma surpresa", conta o arqueólogo. Com toda a probabilidade, não será a única. Há muito mais História debaixo daquelas areias e do mar de chorões que cobre as dunas.
Para já, as escavações incidem "na periferia do santuário". Uma prospeção geofísica feita em agosto de 2011 indica que o edifício principal do templo romano, retangular e de grande dimensão, está ali enterrado, um pouco atrás do local onde agora decorrem os trabalhos. "Este sítio é um ovo de História, que atravessa diferentes eras civilizacionais e cultos, ao longo de mais de um milénio", resume Cardim Ribeiro."

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4241547




PraiadasMacasSantoarioAltoVigia20092013a Estação arqueológica no Alto da Vigia (Praia das Maçãs) PraiadasMacasSantuarioAltodaVigia20092013b PraiadasMacasSantuarioAltodaVigia20092013d Saber mais aqui:
 http://www.portugalromano.com/2013/01/santuario-romano-ao-soli-et-lunae/

http://www.publico.pt/local/noticia/museu-arqueologico-em-sintra-estuda-vestigios-romanos-e-islamicos-1676346

http://riodasmacas.blogspot.pt/2013/09/o-santuario-romano-consagrado-ao-sol-e.html

Comentários

Graça Sampaio disse…
Que espetáculo!! Não sabia nada disto!
Obrigada pela informação.

Beijinho.
pedro macieira disse…
Graça,
Tem de vir mais vezes visitar-nos, porque este sítio, é único (como sabe melhor que eu).
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar