Rio das Maçãs ou Rio de Colares, nasce no Lourel na freguesia de Santa Maria e São Miguel no concelho de Sintra durante o seu percurso até à foz na Praia das Maçãs é alimentado por diversos afluentes do Almagre, de Morelinho, de Nafarros e do Mucifal, da Mata, da Urca ou Valente e de Janas.
terça-feira, agosto 25, 2015
Região Demarcada de Colares
Região Demarcada
Colares, reclinada sobre duas colinas da Serra de Sintra, é região demarcada desde 1908. A carta de Lei de 1908 reconhecendo Colares como vinho de tipo regional, foi o diploma que criou a região demarcada, património de elevado grau de raridade, senão único, em todo o mundo vitícola.
A região está confinada a uma zona de terrenos de areia solta da era terciária, assente sobre uma zona argilosa do cretáceo, que em tempos recuados se admite ter sido pertença do mar e onde as videiras desenvolvem as suas raízes.
A área geográfica correspondente à Denominação de Origem "Colares" compreende as freguesias de Colares, São Martinho e São João das Lampas*.
in Sintra Capital do Romantismo
*Organização Administrativa actual:
União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem São João das Lampas Terrugem
União das Freguesias de Sintra ( Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim) Santa Maria e São Miguel São Martinho São Pedro de Penaferrim
Freguesia de Colares
Subscrever:
Enviar comentários (Atom)


1 comentário:
Não sabia que todas estas freguesias faziam o vinho de Colares. Interessante
Enviar um comentário