A estrada velha de Colares e o Marquês de Pombal

 Estrada que liga a Vila velha de Sintra a Colares, é sem dúvida um dos mais bonitos caminhos da Serra de Sintra. Devido à riqueza arquitectónica dos inúmeros palácios e das quintas que a circundam.O lugar da Eugaria ,é um dos locais servido pela estrada antes da chegada a Colares término deste percurso. Lugar onde também Alfredo Keil tinha uma habitação.(Casal da Serrana).

Tem esta estrada mais de 240 anos, construída no tempo de Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, Sebastião José de Carvalho e Melo. Primeiro Ministro de D.José.

(Foto:Pedro Macieira)

Excerto de documento existente no Arquivo Histórico de Sintra.
“Copia de Avizo que no anno de 1773 foi ao provedor de Torre Vedras para auxiliar Bento Dias na abertura da estrada pello caminho da Serra de Sintra e Collares.
Sendo prezente a El rey Meu Senhor a petição incluza de Bento Dias Pereira Chaves reprezentando a incapacida.e , e ruina em que actualm.te se achão os Caminhos da Villa de Collares e a grande utilid.e que se seguirá aos moradores da mesma Villa , e a extracção dos seus fructos, de se ampliar, e abrir huma boa estrada pello caminho da Serra............ (..)
Deos G.de a V.M.ª Oeiras 18 de Setembro de 1773
Marquês de Pombal”


(Foto: Pedro Macieira)
Ainda hoje muito utilizada , não só pela beleza do cenário que se desfruta neste percurso, mas ainda uma via de circulação de grande utilidade nos acessos de e para Sintra.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar