Pesticidas versus Abelhas


Um estudo norte-americano concluiu que as abelhas, quando regressam à colmeia, podem transportar até 30 pesticidas no corpo. O estudo refere ainda que pelo menos metade destes pesticidas tem origem em hortas e ambientes urbanos.
Foto de acto de polinização em Colares/Sintra em 18/01/2017
"A utilização destes pesticidas é diversa. Em ambientes urbanos são usados sobretudo no combate a insectos ou no controlo de parasitas em animais domésticos, refere o El País.
Não é novidade para a comunidade científica que a população de abelhas tem estado cada vez mais em declínio. Só nos Estados Unidos, no ano passado, cerca de 44% das abelhas desapareceram. Este número pode revelar-se catastrófico se tivermos em conta o papel determinante que estes animais têm no ecossistema enquanto elemento polinizador, importante para setores como a agricultura.
Apesar das causas deste declínio não serem claras, há quem aponte a existência de vírus, as alterações climáticas e os pesticidas agrícolas como as principais razões, ou mesmo uma combinação de todos estes factores. O estudo publicado na revistaNature Communicationsveio agora revelar a presença de agentes químicos no pólen recolhido pelas abelhas."
Texto encontrado aqui:

http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/gracas-a-polinizacao-as-abelhas-podem-transportar-ate-30-pesticidas-no-corpo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar