O dia Mundial da Fotografia com a Aldeia do Penedo

O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de Agosto.

 A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837. Mais tarde, em Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo e a 19 de Agosto do mesmo ano o Governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo". Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.

Fotos de 1980 e 1981

 O Rio das Maçãs, tem agora oportunidade mantendo a temática "Aldeia do Penedo", publicar pela primeira vez  as provas fotográficas (provas de contacto), de filmes  a preto e branco de 135mm de duas reportagens que fizemos em 1980 e 1981,  nas festas anuais do Espírito Santo - a tradição era utilizar um touro/boi, e fazê-lo percorrer a aldeia numa tourada à corda e após, com um estoque era abatido, e esquartejado em plena via pública, (junto ao chafariz), com grande assistência. A carne do animal era cozinhada e oferecida num almoço aos mais necessitados, no dia seguinte.

Uns anos após o 25 de Abril de 1974, com alteração de legislação, a tradição terminou, pois deixou de ser permitido o abate de animais fora dos matadouros, (via pública). Aconteceu assim um avanço civilizacional, quebrando-se a tal tradição.

Mas ficaram os registos desses momentos, daí a importância da fotografia, memórias activas de tempos passados.


*Gérard Castello Lopes (fotógrafo):
(Vichy1925 — Paris12 de fevereiro de 2011
"Uma boa fotografia é a que desencadeia em mim, para além da correcção geométrico-formal da composição, uma emoção qualquer".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar