Sobre as origens das Festas do Espírito Santo na Aldeia do Penedo

 “Penedo é o nome do lugar onde a memória dos homens não consente que, ontem, fosse o último dia, nem que, hoje, se acabe o tempo”.
Maria Micaela Soares 
Origem das Festas do Espírito Santo

"A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes colectivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas.

Assunto muito abordado pelo professor Agostinho da Silva. Há referências históricas que indicam que foi inicialmente instituída, em 1321, pelo convento franciscano de Alenquer sob protecção da Rainha Santa Isabel de Portugal e Aragão.

Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo, segundo conta o Novo Testamento. Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos.

A devoção ao Divino encontrou um solo fértil para florescer nas colónias portuguesas, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, como a Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América, e diversas partes do Brasil."

*De um texto da Alagamares.


Posts relacionados:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2017/08/a-aldeia-do-penedo-e-sua-historia.html
http://riodasmacas.blogspot.pt/2017/08/aldeia-do-penedo-portefolio.html
http://riodasmacas.blogspot.pt/2017/08/o-refugio-de-alvaro-cunhal-na-aldeia-do.html
http://riodasmacas.blogspot.pt/2017/08/o-dia-mundial-da-fotografia-com-aldeia.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar