ACESSIBILIDADES
(Foto:Pedro Macieira)
IC19 /Linha de Sintra
IC19 a estrada mais congestionada da Europa continua em obras, e os engarrafamentos diários a qualquer hora e em qualquer sentido, fazem perder a cabeça a quem tem de se deslocar para Lisboa , ou de Lisboa para Sintra diáriamente. Fernando Seara, Presidente da CMS, indignou-se muito com o seu primeiro-ministro na altura Durão Barroso, quando o Governo de então se lembrou de repôr as portagens na Crel, mas as portagens mantiveram-se e a indignação passou.......o IC19 piorou, e o ex-ministro foi tratar da sua vida para outro lado, enquanto os utilizadores do malfadado IC19. continuaram no pára arranca, até hoje.
A linha de Sintra é uma alternativa, e é reconhecido que o seu serviço tem melhorado bastante , nos ultimos anos. As obras do túnel do Rossio vieram de facto a piorar os acessos a Lisboa, esperemos que a sua conclusão não se prolongue no tempo e terminem antes do famigerado túnel das Amoreiras....
Más Noticias para utentes da Linha de Sintra
Ontem, a Comissão de Utentes da Linha de Sintra (CULS) queixou-se que a CP reduziu 20 por cento os 358 horários das ligações da CP.Sendo uma das principais ligações prejudicadas a ligação Sintra-Agualva/Cacém com uma diminuição anunciada de 50 por cento. O que não deixa de ser uma péssima noticia para todos que consideram que o transporte colectivo, é a verdadeira altenativa ao transporte pessoal e que para cidades,
a forma de combater os altos indices de poluição, e melhoraria da circulação rodoviária.
Inacessibilidades
Falando de acessibilidades não posso deixar de pensar no que se passa com a Estação de Sintra, que projecto de estação ferroviária ,( relativamente recente) é aquele que obriga os passageiro a percorrer duas longas gares para chegar á saida , ou para entrar no combóio após utilizar as bilheteiras. O que tem como consequência que os utilizadores menos frequentes ou idosos percam os combóios já dentro da estação, por impossibilidade fisica de chegar á 2ª ou 3ª linha , onde na maioria das vezes está a composição que pretendem apanhar.A Estação de Sintra deverá ser a única estação de combóios (recentemente construída) que não tem passagens aéreas, nem subterrâneas para o acesso às gares onde estacionam composições que os passageiros querem utilizar.Não é normal!
- Percurso obrigatório para sair ou entrar nos combóios estacionados nas linhas 2 ou 3.
Saber mais sobre noticia do "Alvor de Sintra.sobre alteração dos horários da CP:
IC19 /Linha de Sintra
IC19 a estrada mais congestionada da Europa continua em obras, e os engarrafamentos diários a qualquer hora e em qualquer sentido, fazem perder a cabeça a quem tem de se deslocar para Lisboa , ou de Lisboa para Sintra diáriamente. Fernando Seara, Presidente da CMS, indignou-se muito com o seu primeiro-ministro na altura Durão Barroso, quando o Governo de então se lembrou de repôr as portagens na Crel, mas as portagens mantiveram-se e a indignação passou.......o IC19 piorou, e o ex-ministro foi tratar da sua vida para outro lado, enquanto os utilizadores do malfadado IC19. continuaram no pára arranca, até hoje.
A linha de Sintra é uma alternativa, e é reconhecido que o seu serviço tem melhorado bastante , nos ultimos anos. As obras do túnel do Rossio vieram de facto a piorar os acessos a Lisboa, esperemos que a sua conclusão não se prolongue no tempo e terminem antes do famigerado túnel das Amoreiras....
Más Noticias para utentes da Linha de Sintra
Ontem, a Comissão de Utentes da Linha de Sintra (CULS) queixou-se que a CP reduziu 20 por cento os 358 horários das ligações da CP.Sendo uma das principais ligações prejudicadas a ligação Sintra-Agualva/Cacém com uma diminuição anunciada de 50 por cento. O que não deixa de ser uma péssima noticia para todos que consideram que o transporte colectivo, é a verdadeira altenativa ao transporte pessoal e que para cidades,
a forma de combater os altos indices de poluição, e melhoraria da circulação rodoviária.
Inacessibilidades
Falando de acessibilidades não posso deixar de pensar no que se passa com a Estação de Sintra, que projecto de estação ferroviária ,( relativamente recente) é aquele que obriga os passageiro a percorrer duas longas gares para chegar á saida , ou para entrar no combóio após utilizar as bilheteiras. O que tem como consequência que os utilizadores menos frequentes ou idosos percam os combóios já dentro da estação, por impossibilidade fisica de chegar á 2ª ou 3ª linha , onde na maioria das vezes está a composição que pretendem apanhar.A Estação de Sintra deverá ser a única estação de combóios (recentemente construída) que não tem passagens aéreas, nem subterrâneas para o acesso às gares onde estacionam composições que os passageiros querem utilizar.Não é normal!
- Percurso obrigatório para sair ou entrar nos combóios estacionados nas linhas 2 ou 3.
Saber mais sobre noticia do "Alvor de Sintra.sobre alteração dos horários da CP:
Comentários
Para entrar no comboio o utente não tem que percorrer duas longas gares mas sim meia gare, porque razão quererão as pessoas ir para a carruagem mais distante do comboio?
existe a solução das passadeiras rolantes ,usada em grandes extenções que fazem as ligações entre zonas de acesso a transporte por esse mundo fora mesmo em Portugal, no Metro por exemplo.Sendo testemunha de pessoas a atravessar saltando por cima da linha de forma a encurtar o percurso, correndo todos os riscos dai inerentes, até pessoas que ficam a olhar para os comboios a partirem por impossibilidade de chegar mesmo á ultima porta da composição........já não falando de pessoas com algum grau de deficiência locomotora, ou visual até ao idosos e mesmo pessoas com crianças pequenas algumas vezes ao colo.
Quanto á estética mencionada por Nuno Carvalho, penso que a arquitectura tem soluções sempre inovadoras ,para integrar as novas construções no ambiente envolvente de forma a não chocar, mas sempre em função das pessoas. Para terminar dou um exemplo:
a estação do Oriente peça da arquitectura de grande beleza, uma das "imagens fortes" da Expo98, tem uma falha, o local e o país onde foi construída, pois não considerou as frequentes rajadas de vento diárias, e durante o inverno as bategas de chuva que assolam as gares, pondo os utentes das plataformas completamente desabrigados. Logo aqui a estética teve prioridade, e não se considerou que estas obras de arte são para ser usadas em função das necessidades das pessoas.
Queria corrigir a referência feita por erro ao NS -Nuno Saraiva e não Nuno Carvalho,como por lapso mencionei