O DEBATE DE SINTRA

A mesa sem Fernando Seara (foto:Pedro Macieira)

Decorreu ontem no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra um importante, debate promovido pelo Diário de Notícias e pela TSF sobre as acessibilidades do Concelho, em que estiveram presentes , o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações Mário Lino ,o Vereador João Soares, o Vereador Luis Duque, a Comissão de Utentes do IC19, Adelina Machado e representante da Comissão de Utentes da Linha de Sintra Rui Ramos e o Presidente da Câmara de Sintra , Fernando Seara com um atraso significativo, o debate foi moderado por Carlos Andrade.

Com grande presença de público, predominantemente autarcas e ex-autarcas das Juntas de Freguesia do Concelho que colocaram algumas das questões que afectam a mobilidade e o desenvolvimento do Concelho, sendo a tónica principal não só o IC19, mas sim os acessos interiores ao IC19, e a circulação caótica dentro das localidades do Concelho.

A mesa com Fernando Seara (Foto:Pedro Macieira)

IC16 e IC30 duas importantes obras que permitirão o descongestionamento do IC19,
só estarão prontos em 2010, segundo Mário Lino, também a Cril só estará completa em 2009, mas o próprio Ministro referiu que ele era um optimista.....

O Presidente Fernando Seara , ouviu as queixas dos participantes não apresentando qualquer solução para os diversos problemas levantados, o Vereador Luis Duque na altura substituindo o Presidente Fernando Seara, traçou um quadro de obras viárias do Concelho que pareceram ultrapassar o optimista mais exagerado.....

O Ministro Mário Lino ficou de resolver os problemas relacionados com o autismo da REFER, em relação a parques de estacionamento fechados, o caso da estação de Mira-Sintra, (que depois de milhões de euros gastos não serve para nada)e de Algueirão Mem-Martins, e pretende ter o problema do túnel do Rossio pronto até ao final do próximo ano.

Conclusão :
Os Utentes do IC19 irão ter obras até 2009, e só também nessa altura se tudo correr bem é que a Cril ficará completa, aguardarão pelo fim das obras do IC16 e IC30 em 2010, segundo o Ministro Mário Lino, não se falou na revisão do PDM,nem quando se fará a nova estação do Cacém. Carlos Andrade abriu o debate com a seguinte pergunta:
-Será que o martírio do IC19, pode ter fim?

–Depois deste debate a resposta, sendo realista é não !

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar