Historial (não exaustivo) do processo para instalação de uma linha de Muito Alta Tensão no Concelho de Sintra.






-O processo da construção da linha de Muita Alta Tensão, que irá atravessar algumas freguesias de Sintra, começou por ser contestada pelas populações das áreas abrangidas.
-É criado um movimento popular de contestação da obra, englobando associações ambientalistas.

-Uma comissão de moradores de S.Marcos apresenta uma petição na Assembleia da República chamando a atenção dos perigos para as populações da instalação da linha aérea de muito Alta tensão.
-A Junta de Freguesia de Agualva, avança com uma providência cautelar, com vista à suspensão das obras.
-Assembleia de freguesia de Rio de Mouro, em 26 de Outubro rejeita por unanimidade o projecto de instalação da linha de Muito Alta Tensão, entre Famões e Trajouce.
-Em Novembro, Fernando Seara Presidente da Câmara Municipal de Sintra, em Assembleia Municipal declara que “não iria permitir que as obras avançassem”, entretanto nessa mesma tarde a REN, avança com as obras......na instalação da linha entre o Alto da Mira e Trajouce , nas freguesias de Belas.
-Em 15 de Novembro o Tribunal de Sintra ordena a suspensão das obras para a construção da linha de Muito Alta Tensão na sequência da providência cautelar interposta pela Junta de freguesia de Agualva.
-Também a Câmara Municipal de Sintra manda parar as obras por falta de licença.
- Apesar do embargo a REN continua com bom ritmo as obras.
- Em 21 de Novembro por despacho Ministerial do Ministro da economia, as obras são retomada , alegando que “seria gravemente prejudicial para o interesse público”.


Até agora o movimento que contesta a obra, incluindo a autarquia e Juntas de Freguesia das áreas mais afectadas pela instalação da linha, , não tem saído vitoriosos nos seus objectivos, mas este processo que integrou várias associações ambientalistas e que pretende prosseguir na sua luta até à suspensão da instalação da linha aérea, demonstra para já que as populações estão atentas e participativas nos assuntos das suas comunidades.

Posts relacionados:
-Tribunal de Sintra trava instalação de linha de muito alta tensão.-pressionar
-Alta tensão no Concelho de Sintra III-pressionar
-Alta tensão no Concelho de Sintra II-pressionar
-Alta tensão no Concelho de Sintra-pressionar

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva