Parque da Pena



"O Parque da Pena situa-se na Serra de Sintra, um sítio distinto sob ponto de vista ecológico, paisagístico e histórico, inserido em pleno Parque da Natural de Sintra- Cascais e dentro da área classificada como Património Mundial. O Palácio é a imagem emblemática por excelência da Pena e constitui um importante pólo de atracção.
(...)

Conceptualmente o Parque distingue-se pelo formalismo pela dimensão e implantação de qualquer composição nacional de então. Afasta-se de igual modo das composições paisagisticas promovidas em território português e estranjeiro. Caracteriza-se pelo aproveitamento de elementos do passado- nomeadamente em revivalismo medieval. A exemplo do Palácio estilisticamente marcado pelo revivalismo gótico e manuelino, também a concepção do Parque obedece a principíos idênticos resultando numa composição nem sempre coerente com conceitos estéticos românticos.Embora esta composição seja dominada por referências à paisagem germânica, integra reminiscências nacionais constatáveis na adopção pontual de determinadas soluções estéticas e técnicas."

Extracto de:

Parque da Pena: O significado e uma proposta de intervenção.
Professora M.Teresa L. Andressen
Apresentado no 1º Congresso Nacional de Arquitectura Paisagistica em 1993

Comentários

Anónimo disse…
Muito bonito o pequeno filme que publica sobre o Parque da Pena.

Muita "pena" é não termos sabido cuidar dele à altura da responsabiliddades que herdamos dos seus mentores, nomeadamente o Rei D.Fernando II.
ereis
pedro macieira disse…
E realmente existem na moldura do Chalet, várias habitações num estado de degradação que impressiona, e que recuperadas enriqueceriam aquela extensa área do Parque da Pena, pode ser com a campanha anunciada pela PSML (segundo parece), para acompanhamento das obras de recuperação do Chalet, que está programado será iniciado nesta Primavera, incentive a PSML a recuperar as restantes habitações que o circundam.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva