Aplicação de herbicida ao longo da linha do eléctrico de Sintra - Esclarecimento

Como comentário ao post/aviso sobre a aplicação de herbicida na linha do eléctrico , Valdemar Alves fez o seguinte esclarecimento:

Informo que, devido ao vento que se tem feito sentir, o herbicida não foi aplicado. Quando for aplicado, serão colocados em vários locais ao longo da linha do eléctrico os respectivos avisos.Informo ainda que o produto que é aplicado ao longo da linha do eléctrico é o "Spasor", o único herbicida que tem o certificado ambiental, exactamente devido à enorme quantidade de árvores que existem ao longo da linha e que urge manter. Produto esse bastante caro o que leva a que muitas vezes seja aplicado outros mais baratos, mas, na linha do eléctrico temos sempre aplicado este.

Aproveito para referir que as árvores ao longo da linha, desde 2004, tem sido objecto de monitorização de forma a poderam serem salvas, mediante a injecção de vitaminas, como através de cortes selectivos. Muitas das árvores estavam (algumas ainda estão) em risco de morrer devido à falta de cuidado que houve nas obras do troço entre a Praia e a Ribeira ocorridas entre 1995 e 1997, com o rebentamente de muitas raízes que fizeram com que muitas secassem. Em 2006 foram plantadas, depois de muitos anos, 50 árvores (plátanos), entre a Ribeira e a entrada de Galamares. Infelizmente, a exemplo do que acontece por exemplo com as plantas da Volta do Duche, foram roubadas 4 dessas árvores.



Comentários

Anónimo disse…
Este semana em Begica è anti herbicide!
Que prazer de ver Praia com o ceu azul!!
Cristina
pedro macieira disse…
Cristina,
O homem é o principal inimigo da natureza.Os efeitos dos herbicidas usados na agricultura, sem qualquer controlo, tem efeitos negativos na saúde dos seres humanos,animais e plantas.É necessário estar atento e lançar os alertas, para que as consequências deste descontrolo seja minimizado, já que a possibilidade de o eliminar é impossivel.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva