A escola de Domingos José de Morais
Domingos José de Morais, começando a trabalhar muito novo, aos catorze anos, conseguiu quatro anos depois estabelecer-se por conta própria. Com o resultado do seu trabalho conseguiu arranjar grande fortuna. Homem bem conhecido pelo seu sentimento filantropo, e imbuído pelo espírito republicano, patrocinou diversas obras de cariz social pelo país , além de a si chamar a dinamização da construção da escola, que viria a receber o seu nome em Sintra.
A escola iniciada no último período da monarquia, e terminada em 1910, foi desde logo associada à causa republicana, tendo o próprio Domingos José de de Morais oferecido o edifício à administração municipal. Nessa escola existia uma banda de música denominada a “Banda da Escola do Morais” formada pelos seus jovens alunos, que se estreou em 24 de Junho de 1911.
Sintra- Escolas memória I ed. da Misericórdia de Sintra.
Domingos José de Morais, nasceu em Areosa (Viana do Castelo) no dia 2 de Novembro de 1846 e faleceu em Lisboa a 28 de Novembro de 1903. Domingos José de Morais era pai de Fernando Formigal de Morais, o primeiro Presidente da Câmara de Sintra, depois da implantação da República.
Post relacionado:
-Curiosidades de Sintra antiga-aqui
-Casa do primeiro Presidente da Câmara de Sintra-aqui
-Quinta dos Lagos-aqui
Fontes :
Obras de José Alfredo AzevedoSintra- Escolas memória I ed. da Misericórdia de Sintra.
Comentários
Eu moro na Avenida Augusto Freire e andai nesta escola desde a primeira classe.
Uma escola com muitas histórias...
Lembro-me inclusive de ver o Raul Solnado ir buscar a filha dele várias vezes à escola.
Agradeço a sua visita e comentário.
Um abraço