sexta-feira, dezembro 25, 2009

Dia de Natal

BOAS FESTAS!

DesenhoDFernando22

No anterior post referiamos que a introdução da Árvore de Natal em Portugal tinha sido efectuada por D. Fernando II - hoje publicamos um interessante desenho feito pelo próprio D.Fernando sobre a distribuição de presentes na noite de Natal no Palácio da Pena, aos seus filhos, vestido de S.Nicolau.

No desenho em segundo plano uma árvore de Natal, que se viria a tornar a partir daí, uma tradição no Natal dos Portugueses.

O Rei-Artista

D.Fernando II casado com D.Maria II, era um homem de cultura, literária e artística, foi acima de tudo um protector do nosso património monumental, tendo mandar restaurar os Jerónimos (que tinham sido parcialmente destruídos com o terramoto de 1775), o Convento de Mafra, a Torre de Belém, a Sé de Lisboa,a Batalha e o Convento de Cristo em Tomar, a ele se deve a construção do Palácio da Pena e do Parque da Pena em Sintra. Além de mecenas para vários artistas, também foi a sua intervenção que não permitiu que a Custódia de Belém fosse derretida na Casa da Moeda.

Em 1853 D.Maria II morre de parto, com apenas 34 anos.

Em 1869, D.Fernando casa-se pela segunda vez com Helise Hensler, a Condessa d'Edla, a quem deixaria como herança o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.

Sem comentários: