Os efeitos do terramoto de 1775 em Colares

castelo32009 copy
Foto de de Colares visto do castelo

O sismo que abalou o país na última Quarta-Feira, de magnitude 6,1 da escala de Richter, com o epicentro em pleno Oceano atlântico a 180Km do cabo de S.Vicente, o mesmo local do epicentro do grande sismo de 1755, este com a magnitude de 8,7 a 9 da escala de Richter, que destruiu Lisboa.

O terramoto de 1755 não só destruiu a cidade de Lisboa como provocou uma enorme destruição em todo o Sul de Portugal, especialmente no Algarve. Sintra e Colares também sofreram grandes efeitos do abalo sísmico - um texto de António Caruna publicado na Revista Sintra Regional nº3 de Julho/Agosto de 2004, trancreve excertos da Memória Paroquial, do Prior da Freguesia de Colares dessa altura em resposta ao inquérito feito pelo Marquês de Pombal, para conhecimento sistemático dos efeitos do terramoto por todo o País.

ColaresVinagrescan0004

Resposta dada pelo Prior de Colares em 5 de Abril de 1758:

"padeceo esta terra bastante ruîna no primeiro terramoto de 1755: assim as cazas como os Templos e o da Parochia se ainda acha cahido; porem a mayor parte da cazas levantadas e reparadas."
Quanto a vitimas mortais , segundo o livro da Paróquia "Ao 1 de Novembro do anno de 1775 faleceu sem sacramentos porque no dia do terramoto se achava na Pedra de Alvidrar junto ao Fogo (Fojo) e fugindo pela dita pedra se despenhou no mar, donde não ouve mais notícia Domingos Dias, casado que era com Josefina Maria morador no lugar do Alqueira (Ulgueira?) e ainda que,no mesmo dia "faleceu da vida presente na ocasião do terramoto da cidade de Lisboa Mariana Pedroza viúva de João Nunes Vieira do lugar do Penedo"

Bem mais severamente fustigada foi a Freguesia de S.Martinho de Sintra, onde "destruirão-se todos os edifícios désta antiquissima Villa" e "caihirão os sagrados templos e com tão geral confusão e agonia acharão muitos morreram, primeiro o horror da sepultura, que o último estrago da morte". O único templo daquela Freguesia que resistiu ao sismo foi a Capela de Na.Sa. da Piedade, nos limites daquela Freguesia com a de Colares, na chamada Estrada Velha.

*Foto da Quinta do Vinagre do "Sintra Regional Nº3 de Julho/Agosto 2004

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva