Rebocador de alto mar Cintra
Foto-Rebocador Cintra
Em 10 de Dezembro de 2008 , publicámos um post sobre os rebocadores "Cintra" o "Praia da Adraga" o "Praia Grande"e o "Colares"- Um contacto de Jorge Serpa, alertou-nos para que a foto referente ao rebocador " Cintra", não estava correcta, embora tenha sido encontrada aqui. Hoje com a prestimosa colaboração de Jorge Serpa, filho do comandante do rebocador Cintra, podemos repor e actualizar com dados do historial e fotos do Cintra, o que publicámos anteriormente.
Foto-Rebocador Cintra
O rebocador de alto mar Enchanter foi construido em Selby na Inglaterra em 1944 para a Marinha Inglesa. Em 1947 foi vendido para a United Towing de Hull, passando então a chamar-se Englishman. Finalmente foi vendido à Sociedade Geral passando a chamar-se Cintra. O pai de Jorge Serpa, Luiz Santos Serpa foi imediato e mais tarde comandante deste rebocador.
O Cintra era o "porta-bandeira" da frota de rebocadores da SG. Dos 3 ( os outros 2 eram o Praia da Adraga e o Praia Grande), ele era o único que era verdadeiro rebocador salvadego de alto mar. Aliás, a SG tinha um contrato com a companhia holandesa Wijsmuller, uma das mais prestigiosas companhias de salvatagem e rebocagem dos seus tempos, segundo o qual o Cintra passava um periodo do ano vinculado aos holandeses.
O Cintra com o comandante Luis Santos Serpa, fez o salvamento de um navio misto (carga e passageiros) à entrada do mar do Norte.
Nesta foto do Cmdt Luiz Santos Serpa, e com o colaborador deste post, em 1964, Jorge Serpa em primeiro plano, tirada no Norte do país , com o rebocador Cintra em fundo.
Comentários
Beijos
A segunda foto mostra o CINTRA em Southampton ou num dos principais portos da Africa do Sul (Capetown, Port Elisabeth ou Durban) e assim o digo, porque o paquete é um dos gémeos CAPETOWN CASTLE / EDINBURGH CASTLE da Union Castle Line, que fazia a linha daquele porto Britãnico para a Africa do Sul.
A terceira foto mostra o CINTRA fundeado no ante-porto de Leixões (vulgo Bacia), pois recordo-me que por vezes fazia "estação de salvamento, pronto a acorrer a qualquer navio em dificuldades no Atlântico".
A praia onde se vê os filhos do comandante Serpa, é a praia do Titan,abrigada pelo molhe Norte, Leça da Palmeira, já desaparecida, devido construção dos terminais petroliferos do porto de Leixões.
Estou a terminar um trabalho do que tenho conseguido saber sobre a história do salvadego CINTRA para postar no meu Blogue NAVIOS À VISTA, se bem que me estou a ver "Grego" na parte em que arvorou a bandeira Grega.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro - Foz do Douro
Obrigado pela informação que disponibilizou no seu comentário.
Um abraço
Qt ao Cintra "Grego", e curioso o q diz. Acabei de vir de Hull, UK, onde fui buscar um modelo de 1,20 m do Cintra! (Mais em www.Tamlyn-Serpa.com.) Fiquei na conversa c/o modelista (ele mesmo 1 ex-tripulante de rebucadores) quase toda uma manha. Uma das coisas q falamos foi exactemente da dificuldade em saber muito do q se passou c/o velho Cintra pos-SG.
Mais 2 nota-zinhas: Durante o comando do meu pai, o Cintra fez o salvamento de um navio misto a entrada do mar do Norte. Gostaria imenso de saber + sobre esta historia. Qlqr input seu seria muitissimo agradecido!!! (Curiosamente, lembro-me de na minha juventude ter lido o relatorio do salvamento para a companhia de seguros do salvado. Infelizmente, tanto qt eu sei, nada disso sobreviveu a morte do meu pai!)
Qt a 2nda nota, a procura na net de mais sobre o Cintra, cruzei-me c/1 pequeno relato de um "encontro" do Campbell, 1 cutter da US Coast Guard, com o Cintra em Nov 1966. (Mais em http://www.uscg.mil/history/webcutters/Campbell1936.asp) Claro q nao sei se e o mesmo evento, mas lembro-me de 1 historia q o meu contava muito de uma vez, com 2 rebocados atras, o meu pai ter tido q cortar o cabo reboque no meio de uma tempestade tremenda no Atlantico Norte. Achei curioso!
1 abraco, Jorge