Ontem e Hoje

ruadoTalho
ruadoTalho2
Fotos da Avenida António Garcia de Castro na Praia das Maçãs. Na primeira foto não datada, mas possivelmente do séc XIX,(?) encontrada no Talho do Mário, em Colares e a foto do local nos nossos dias.

"António Garcia de Castro, que tem o seu nome na bela artéria onde construiu a sua casa, a primeira, pois outras ergueu posteriormente, (...). Este grande impulsionador da «Vila Nova da Praia das Maçãs», nasceu em São Jorge (Chaves), em 7 de Março de 1851 e viveu bastantes anos no Brasil, onde arrecadou fartos cabedais e deles, uma grande parte, ficou na terra onde fixou residência em 1906. Logo nessa data começou a comprar terrenos, não só com a finalidade de fazer a sua moradia mas, também, outras para alugar.

Nesta Av.ª António Garcia de Castro, um pouco abaixo da casa construída pelo homenageado, foi, pela Câmara Municipal de Sintra erguida cerca de 1920, uma pequena fonte que foi denominada por «Fonte dos Amores»."

texto das "Obras de José Alfredo da Costa Azevedo III"

Comentários

Pedro disse…
Nesta primeira esquina, à esquerda, havia uma horta com couves e feijão verde. Depois passou a oficina de bicicletas e motorizadas.
Até havia um modelo de motorizada chamado "Caravela Praia das Maçãs" mas não me lembro de onde vinham.
Anónimo disse…
Parabéns!
Pois tenho casa nessa rua há algum tempo.
Também sou visitante do Retalhos de Benfica, nasci na Est. de Benfica e tenho apreciado as suas intervenções.
Obrigada.
Teresa C.
pedro macieira disse…
Pedro,Teresa C,
Curiosamente o Pedro, autor do blogue "Bonecos de bolso", é um dos blogues que o "Retalhos de Bem-fica" tem em destaque, que aliás me tem sido muito útil para outro trabalho de pesquisa que ando a fazer - a Teresa que também é visitante desse blogue, tem também uma ligação à Praia da Maçãs, parece que anda tudo ligado...
Abraços
Anónimo disse…
De facto, é verdade, anda tudo ligado!
António Garcia de Castro construiu a 1ª. casa desta av.,na praia em 1908.
Curiosamente,também nesta av., junto à escola, existe casa de família "Lobo Antunes", com raízes em Benfica, junto à Igreja.
Minha mãe e eu nascemos em Benfica e sei que ela foi frequentadora da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica, na R.Cláudio Nunes. Infelizmente faleceu há 2 anos com 95 anos, pois é natural que tenha conhecido seu avô.
Cumprimentos
Teresa C.
pedro macieira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
pedro macieira disse…
Teresa C.
Eu próprio nasci em Benfica... a sua ligação familiar à Euterpe de Benfica não deixa de ser muito curioso, tanto mais que até há pouco tempo eu sómente tinha a documentação do espólio do meu avô sobre a "Philarmónica Euterpe de Bemfica".
Graças ao "Retalhos de Bem-fica", já localizei o local da primeira sede da Euterpe, e o espólio, que se encontra na Torre do Tombo, e agora o facto deste seu contacto permitir saber que a sua mãe frequentou esse local que o meu bisavô, avô e até a minha mãe também frequentaram é deveras interessante - e como diz talvez se tivessem conhecido.

Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva