Porque hoje é Sábado...

Esta semana num encontro proporcionado pelo blogue Retalhos de Bem-Fica, tivemos a oportunidade de visitar as instalações do Clube Futebol Benfica "Fó-Fó", guiados pelo presidente, o amigo Domingos Estanislau.

fofo3
A visita permitiu uma viagem no tempo, pelas memórias espalhadas por todos os cantos, daquele que será talvez um dos mais antigos clubes de Portugal, senão o mais antigo.
fofo7 copy

O clube existirá desde 1895, e como refere o jornal "Filarmónica"da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica de 13 de Abril de 1912, "Fundado numa época em que os amadores sportivos se contavam por dezenas num meio hostil, lutando com mais vontade, ele conseguiu firmar-se" e adiantava o jornal da Euterpe de Benfica " Composto na sua totalidade por sócios da Sociedade Euterpe, em 1911 pedia autorização, prontamente concedida, de juntar ao seu antigo titulo, Foot-ball de Bemfica, o sub.titulo de Grupo Sportivo da Sociedade Euterpe, servindo-se ao mesmo tempo, e enquanto não tivesse sede própria das salas da Sociedade(...)"
fofo8
O Clube Futebol Benfica terá actualmente cerca de 3500 associados, e um número de 1150 atletas.
Tem também diversas modalidades: Atletismo, Campismo, Canicultura, Escolas de Futebol,Futsal, Ginástica, Hóquei-campo,Hóquei de Sala,Hóquei Feminino, Karaté,Marcha de Benfica, Natação de Lazer, Patins em Linha, Yoga e Futvolei.
fofotaças
(Sala de troféus-vista parcial)
O importante palmarés desportivo do "Fó-Fó", está bem presente na sala de troféus recheada de vários títulos a nível nacional, nomeadamente nas modalidades de hóquei-patins e hóquei em Campo.
fofo4a
Primeiro Team do grupo de Football Bemfica (Época 1906/1908)

Sidónio Serpa, Torcato Ferreira, Fernando Adrião, José Dias, Livramento, Artur Correia, Paulo Bento, Vitor Perna, Rogério Ramos, Fernando Brito, alguns que dignificaram o desporto nacional, passaram pelo Clube Futebol Benfica.

Nota: Dados de modalidades e número de atletas retirados do "Clube Futebol Benfica-dados históricos do Clube" da autoria de Domingos Estanislau
-foto do primeiro team do Football Bemfica , da colecção de Domingos Estanislau

Comentários

DOMINGOS ESTANISLAU disse…
Caro amigo Pedro (ficamos amigos, não é verdade?)gostei imenso de o ter conhecido pessoalmente. Foi fantástico o nosso encontre. Conversámos, dialogamos e sobretudo fizemos aquilo que todos os seres humanos deviam fazer: amizade. Sim, porque a amizade também se faz e a nossa conversa, os nossos pontos de vista, a
natureza humana de ambos, faz de nós homens coincidentes, pela minha parte fico imensamente satisfeito por poder inclui-lo no meu lote de amigos. Gostei do texto sobre a visita com que me obsequiou. Fico-lhe grato por isso. Um abraço.
Fatyly disse…
Desconhecia e gostei imenso da "reportagem". Parabéns!
Anónimo disse…
Mais uma vez, parabéns.
Teresa C.
pedro macieira disse…
Domingos Estanislau,
Amigos, claro!
E mais uma vez o meu obrigado pela visita.
Um abraço
pedro macieira disse…
Fatyly,
Obrigado pelo comentário.

Um abraço
pedro macieira disse…
Teresa C.

Uma oportunidade para voltar a Benfica.
Obrigado pelo comentário.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar