Cintra em Festa
"Para comemorar a data do falecimento do ilustre académico e orador primoroso general Latino Coelho, a lindissima vila de Cintra vestiu-se das suas mais formosas galas, realisando festas que se tornaram verdadeiramente notáveis. As festas constaram de um cortejo de bombeiros de todo o paíz, inauguração de um quartel de bombeiros voluntários, desafios de foot-ball, iluminação durante três noites e um explendida exposição de produtos agricolas, de pomologia e de floricultura que foi muito concorrida."
Legenda das fotos: "Banda da Sociedade União Cintrense, que se incorporou no cortejo dos bombeiros - O Corpo dos Bombeiros Voluntários de Cintra assistindo à inauguração do seu novo quartel, no Largo Afonso de Albuquerque, denominado Guilherme Fernandes - O Carro da Escola Agricola de Queluz na exposição de agricultura e pomologia - A chegada dos bombeiros de Lisboa a caminho da Câmara Municipal."
Publicado na Ilustração Portuguesa nº555 de 11 de Setembro de 1916
Comentários
sintrense
Já agora ali não se trata bem de desbaste, antes porém, uma limpeza bem feita do Mato do Gola, nome da propriedade em questão.
Sobre o General Latino Coelho, dizer que morou na Vila de Sintra, numa casa cuja Lápide dá registo desse facto, e ao Largo fronteiro foi atribuído o seu nome.
O Largo Latino Coelho, fica ao fundo da Rua Gil Vicente, que é a Rua que fica entre o Turismo (antigo Hotel Costa) e, a Igreja Paroquial de São Martinho.
Penso que estará a falar
na propriedade em frente ao Colégio do Ramalhão. Passei lá há dois dias e reparei na alteração verificada naquele espaço,mas não tive oportunidade de observar com atenção.
Um abraço
Quanto ao desbaste florestal na zona do Ramalhão, se é o local em frente da Colégio - e que terá o nome de Mato da Gola segundo diz, por aquilo que observei de passagem foi um grande desbaste.
Quanto ao General Latino Coelho, agradeço o seu comentário sobre a lápide que foi colocada no 20º aniversário da sua morte em 29 de Agosto de 1911, foi referido neste blogue:
http://riodasmacas.blogspot.com/2008/08/latino-coelho-em-sintra.html
e aqui:
http://riodasmacas.blogspot.com/2009/10/homenagem-de-sintra-latino-coelho-em.html
E neste "post" tenho uma ligação para o anterior "post", clicando no nome de Latino Coelho, que poderá não estar muito perceptivel, motivo porque o seu comentário complementar, é bastante útil.
Um abraço
Obrigado Pedro Maceira, pela sua educação e paciência a responder a todos os comentários.
Até sempre
sintrense