13 a 20 de Agosto Voltamos hoje a publicar um excerto do texto do Dr. Fernando Castelo-Branco, " Vestígio do culto de Diana em Portugal" - já publicado aqui, no blogue , por nos parecer oportuno para uma melhor interpretação das fotos, do dia da Festa de S.Mamede de Janas. "(...) Uma das mais curiosas dessas festividades e que melhor evidencia a sobrevivência do culto da deusa é a de S. Mamede de Janas. Trata-se duma romaria que se realiza na ermida de S. Mamede, na povoação de Janas, a cerca de 3,5 k. ao norte de Colares, nos dias 15 e 16 de Agosto de cada ano. Os lavradores da região, e mesmo das zonas mais afastadas, como por exemplo de Torres Vedras, aparecem aí nesses dias, acompanhados do seu gado – bois, burros e cavalos – e até de animais domésticos. Chegam em geral pela manhã, dão três voltas à igreja no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio e vão depois descansar. Antigamente entravam mesmo dentro da igreja com o gado. À tarde fazem o pagamento das p
Comentários
Mas há mais pequenotes e são uma delicia. Todos lhes dão pão e eu comprei milho que adoram:). Fico junto do muro perto da pastelaria, mas jamais na ponte ou do lado do largo, porque não vá uma das miúdas cair!
Beijos e um bom dia
Desde que descobri os patos brancos, quase todos os dias passo pela Várzea de Colares, para acompanhar a evolução da situação.
Também ando a "vigiar" os plátanos em frente à Adega -pois não temos informação do que está acontecer relativamente à intervenção que estaria já decidida - mas que ainda não há vestígios dela (felizmente).
Portanto a Várzea de Colares é um dos locais que frequento assiduamente- já não falando no Pomarinho e no Cantinho...
Um abraço
Andam a arranjar passeios, os carris e perguntei a um "Zé da Cãmara" (nome que sempre dei por brincadeira) que estava mesmo à frente da Adega e que me deu a passagem porque ia com as garotas, se iam "tratar" dos plátanos como tem sido um pouco por todo o Concelho, já que tinha visto uma maquineta com uma escada. O Sr. imensamente simpático sorriu e disse que não.
Também ando a atenta e se surgirem e eu for a passar, garanto-te que páro e faço um chavascal:)))
sintrense
Sim os patos voam de um lado para outro, como comprova o post que publiquei:
http://riodasmacas.blogspot.com/2010/07/arte-de-bem-voar.html
Todas as fotos foram feitas nos voos de um lado para outro da represa.
Um abraço