sábado, janeiro 08, 2011

Porque hoje é Sábado...

malangatana

Malangatana, artista moçambicano, faleceu no dia 5 de janeiro aos 74 anos. Malangatana Valente Ngwenya nasceu a 06 de junho de 1936 em Matalana, uma povoação do distrito de Marracuene, às portas da então Lourenço Marques, hoje Maputo.

Pintor, cuja arte se estendeu à cerâmica, escultura, tapeçaria ou gravura, "fazia uma pintura que era só dele, não precisando que ninguém lha ensinasse ou a interpretasse", defendeu o arquitecto Pancho Guedes.

2511683926 b056351535 o
Pancho Guedes recordou ainda o tempo em que durante o dia Malangatana "cozinhava e punha a mesa do grémio, e à noite se juntava ao rapaz dos faróis, o José Júlio, para pintar daquela forma única que só ele conseguia fazer, que no início da vida artística do pintor lhe disponibilizou um espaço para pintar na garagem e lhe comprava dois quadros por mês a preços inflacionados.

O Arquitecto Pancho Guedes tem uma casa na Eugaria, perto de Colares o "Casal dos Olhos".


CasaPanchoGuedes
CasaPanchoGuedes2
Amâncio d'Alpoim Miranda Guedes mais conhecido por Pancho Guedes, nasceu em 1925 é arquitecto, pintor, escultor e pintor modernista.É autor do "Casal dos Olhos", em Eugaria, perto de Colares. Estudou em S.Tomé, Guiné ,Lisboa, Lourenço Marques (actual Maputo), Joanesburgo e no Porto.Trabalhou no departamento de arquitectura da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo e na Universidade Lusófona, em Lisboa, durante o ano académico de 1996/97.

2 comentários:

Fatyly disse...

Conhecia a obra de Malangatana mas de Pancho Guedes não e lá descobres estes recantos que desconhecia. Obrigado por ter aprendido mais um pouco.

viajante disse...

Um grande pintor. E um bom post.

Abraço.