Postal da Praia das Maçãs

Photobucket

(Texto publicado no jornal "Concelho de Cintra" nº41 de Setembro de 1911)

Praia das Maçãs

O Mundo abriu um inquerito sobre qual seria a melhor praia de Portugal. N'esse inquerito refere-se com verdade ás incontestáveis bellezas da Praia das Maçãs. pela seguinte forma:

Não é o typo da praia serena, mansão romantica onde devam surgir os tritões e as ondinas a sugerir, num ambiente de ficção, os idilios murmurosos aos temperamentos tenues das criaturas que só estimam a quietude de um suave mundo exterior porque tambem só uma fragil existencia interior podem viver.

Antes para os que desadoram a mansuetude e afagam a pujança, a intensidade e a grandeza, a Praia das Maçãs é um alto encanto porque n'ella fluem as bravas harmonias das ondas, no segredo turbido do seu rancor, vibrando o cantico viril do Oceano. Postada em pleno Atlantico, com os seus rochedos que as vagas com insistencia vão vulnerando, é um anfiteatro majestatico de onde se admira uma paizagem barbara que produz uma impressão de domínio já pela contemplação do vasto horizonte oceanico, já pela emergencia dos blocos escarpados onde vai rouquear o turbilhão liquido, tudo conjugando harmonicamente a belesa terrestre e a belesa marina, numa expressão de vigor e de bravura.


* Ortografia e acentuação conforme o original

* Foto da Praia das Maçãs no último pôr-do-sol de Abril de 2011

Comentários

Fatyly disse…
Um postal magnífico e essa praia maravilhosa continua na mesma:)

Já apreciei vários mas ainda consigo gostar mais da vista da minha praia grande:)

Um abraço
Graça Sampaio disse…
Muito lindo,o texto e o pôr-do-sol!
Embora nunca tenha gostado muito da Praia das Maçãs...
Anónimo disse…
Sempre gostei muito da praia das maçãs!

Mas, a minha admiração foi quando fui ao quiosque comprar o jornal e no suporte dos vários postais da praia, estou num com a minha família!
Demos uma sonora gargalhada!

Teresa C.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva