Ventos de Espanha

manifrossio7f

Desde sexta-feira à noite que um grupo de portugueses e espanhóis, convocados pelas redes sociais, estão reunidos no Rossio em Lisboa, solidarizando-se com o enorme movimento de protesto, que decorre em Espanha desde o dia 15 de Maio.

Protesto em que milhares de pessoas invadiram as praças das cidades para exigir uma mudança de sistema.


Mudança de sistema que também é uma reinvindicação, presente nesta concentração, comum tanto a portugueses como a espanhois, fartos das tradicionais alternâncias de poder sempre entre os mesmos partidos.

Este fim de tarde estivemos no Rossio, e porque a comunicação social tem silenciado este acontecimento, aqui ficam neste blogue algumas imagens do que se passa em Lisboa.

manifrossio3f
manifrossio2f
manifrossio10f
manifrossio4f
manifrossio8f
Fotos de Sábado às 20H00

Comentários

Anónimo disse…
Ainda que os media desde sempre e constantemente omitam muita informação, cá está o poder da internet e dos seus usuários para fazer passar a mensagem. Obrigada, Pedro Macieira.
Graça Sampaio disse…
Eh pá! Desculpem lá, mas o que eu acho é que este pessoal está é sempre pronto para a brinacadeira, para a palhaçada...
pedro macieira disse…
Daniela,
Obrigado pela visita e comentário.
Um abraço
pedro macieira disse…
Carol,
A crise económica e social que a europa e especialmente Portugal enfrenta está a criar graves problemas, no presente e a tirar futuro às gerações mais novas.
Crise que segundo os "poderes" que nos "governam", só será ultrapassada com medidas que irão agravar os problemas que já temos.

Face a isso que fazer?

Ficar em casa deprimido, deixar que nos transformem em escravos - é ver as declarações dos donos deste Portugal:
Menos empregos, menos férias, mais impostos, mais liberalização das regras (ou melhor, sem regras) para despedimentos, deixar que a saúde seja privatizada, reformas mais tardias, menos salário e até agora menos feriados...etc,etc.

Só resta um protesto social forte, para que as coisas mudem de rumo e que a "nossa" europa repense o modelo que está a criar e pense nas pessoas que não está deixar que tenham futuro.

A democracia a "funcionar", possibilita, tanto em Portugal como em Espanha a alternância do poder sempre entre os mesmos dois partidos - ( que governam os dois paíse há mais de 30 anos)uma das razões destes protestos.
Se na Grécia, na Irlanda, em Portugal e agora também Espanha, ( e qualquer dia em Itália e na Bélgica),houver grandes movimentos de protesto nas ruas os poderes irão recuar inevitávelmente e criar modelos de gestão que não considerem os países, as pessoas como items, como fossem parcelas numéricas num mapa duma gestão empresarial.

A sociedade dos banqueiros que está neste momento a dominar o nosso dia a dia, tem de ser alterada e os seus testas de ferro, afastados.
São estes alguns dos motivos porque apoio estes movimentos, porque não acredito numa sociedade em que cada vez os ricos estão mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

Um recente estudo feito em portugal, prova que há 20 pessoas que têm mil cargos de administração" - Portugal - DN
www.dn.pt - dados dum relatório da CMVM que expõe que "há 20 administradores das maiores empresas portuguesas que têm mil cargos de administração", numa média de 50 empregos por cada um.

O Maio de 68, em França começou por um movimento de estudantes, a quem os operários e trabalhadores se juntaram - provocando as alterações profundas que nós sabemos.
Um abraço
Anónimo disse…
Apoiado.
sintrense

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar