Do Penedo para Colares

williamBeckford
“O vale de Colares é para mim uma fonte de perene distracção. Descobri muitas veredas, que através de matas e castanheiros e pomares que nos levam a sítios acidentados e verdejantes, onde os loureiros bravos e as moitas de limoeiros pendem livremente sobre a margem pedregosa de um pequeno rio, e deixam cair na corrente as suas flores e os seus frutos.(...)”

In "Correspondência de William Beckford 1787"

colaresb
Foto do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa- autor não identificado

ColaresPenedo
Foto actual do mesmo local (Do Penedo para Colares)

Comentários

B.Braddell disse…
beleza de palavras...vou passear para lá agora!!
pedro macieira disse…
Felizmente depois de tantos anos, as coisas em Colares não mudaram muito.
Um abraço
Graça Sampaio disse…
Que linda a foto antiga! Não gosto da cor com que está pintado actualmente.
Caínhas disse…
O meu comentário vai contra o da minha amiga, a cor a mim não me agride.
Saliento no entanto o modo como está, recuperado o património.
Acho que houve quem não gostasse quando o actual dono fez estas obras, já não me lembro bem qual era o desacordo.
Verificando bem as duas fotos, a muralha antiga junto ao lado esq, do 2º arco está lá integralmente, tal qual a foto antiga.
É das zonas mais bonitas de Sintra!
pedro macieira disse…
Carol e Caínhas,
A Quinta Mazziotti foi desmembrada nos anos 80,tendo o comendador Justino adquirido uma parte já nessa altura designada por Quinta do Pombeiro.mais tarde(1989)quando era presiidente da CMS elevou uns muros da propriedade, o que foi contestado por muitos moradores e pelo Ministério do Ambiente e o IPPAR pela perda das vistas sobre o litoral sintrense, que até aí existiam naquele local. Mas o problema daquela quinta não reside sómente nesse aspecto e na cor que foi utilizada para pintar os muros.
A mansão apalaçada que ali foi construída sobre embargo é o principal problema, assunto que temos referido no blogue desde o início do processo de construção em 2003.
Abraços

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar