segunda-feira, junho 27, 2011

Notas sobre Noratlas

Na sequência do post sobre o Noratlas nº6405, publicado no último sábado no Rio das Maçãs, acrescentamos hoje algumas notas sobre a história deste avião, que passou pela vida de muitas pessoas durante a guerra colonial e que por esse motivo se tornou uma especial referência dessa época .

Noratlasx
No dia 8 de Agosto de 1960, chegam a Lisboa provenientes de “Le Bourger” os primeiro dois Noratlas. No mesmo dia são tranferidos para Base Aérea 2 (BA2),Ota.O Noratlas "6405" chega a Portugal no dia 22 de Outubro num voo directo de “Le Bourget” para Alverca.
Noratlasxxx

Notas sobre a carreira operacional dos Noratlas de 1960 a 1971 em Angola

Embora seja mencionado o dia 16 de Novembro de 1960 como a data em que se iniciou a operação da esquadra 92.


Nos dias seguintes, já no mês de Janeiro de 1961, o “6405” faz uma série de voos locais à volta da sua base mãe (BA9).Luanda


Na primeira quinzena de Março voa sobretudo no norte de Angola entre os aeródromos de Negage, Tôto e Malange.


Com o ecludir da guerra em 15 de Março de 1961 o que provocou um êxodo em massa para as localidades que dispunham de pistas de aviação, nomeadamente Carmona, Negage, Tôto e Malange, seriam retirados da região cerca de 3600 refugiados numa ponte aérea sem precedentes – situação que para os Noratlas da Esquadra 92 , incluindo obviamente o “6405 como um momento alto da sua vida operacional.


Em 1963 o “6405” é sujeito à sua primeira grande manutenção, efectuado ao serviço da Força Aérea. Como estipulado o avião desloca-se à metrópole, às OGMA par efectuar o IRAN (Inspection and Repair as Needed), por ter consumido o potencial em horas de trabalho.


Será nessa altura que sofre uma alteração estrutural evidenciada pela colocação de duas portas laterais e que o faz equivaler, na prática, ao modelo N2502F.


De volta a Angola, a primeira informação sobre o avião surge a 27 de Outubro de 1964, para um voo local em Luanda.Retoma a actividade anterior, mas decidamente muda de sector de operações.


Noratlasxx

Créditos:
Notas sobre Noratlas -texto adaptado de "Noratlas nº6405..." de Mário Diniz e Dr.Luís Proença pub. na revista"Mais Alto" nº387 Set/Out 2010
Fotos-"Guerra Colonial" Ed.Diário de Notícias
*O Noratlas nº6405 está em exposição no Museu do Ar (BA1) (Granja do Marquês)

4 comentários:

Carlos José Santos disse...

Os Nord Atlas da Esquadra 92, (BA9 LUANDA), tinham um circulo preto com um elefante pintado a branco, e o nome da ESQUADRA era "JUMBO", Esquadra de Transporte de Cargas.

Anónimo disse...

Seria bom corrigir a data inserida no texto referindo o início da guerra em Março de 1981; como é evidente, trata-se de 1961...

pedro macieira disse...

Anónimo
Gralha corrigida!
Um abraço

Anónimo disse...

Os Nord-Atlas aterravam, regularmente, na Estima mas, aquela foto não é na Estima.

Vêem-se ao fundo Fiats e estes não estacionavam nem aterravam lá.

A foto pode ser no AB de Tete ou de Porto Amélia.