quarta-feira, junho 08, 2011

Fotógrafo Sintrense vence o Concurso Internacional Urban Photographer of the Year

"O painel de jurados, composto por fotógrafos profissionais de todo o mundo, distinguiu o fotógrafo português e a sua imagem de um artesão a trabalhar o bronze em Tunes, que, de forma muito realista, está em sintonia com o tema: ‘Cities at Work’ (Cidades a Trabalhar). A edição deste ano recebeu inscrições provenientes de 74 países da região EMEA e captou situações tão diferentes como os artistas de rua em Edimburgo ou a Torre Eiffel iluminada pela lua."

Foto Vencecdora Vtor Manuel de Melo

"Victor Melo é um fotógrafo amador natural de Coimbra e residente em Sintra, que se iniciou na fotografia ainda em criança, experimentando uma velha Kodak Instamatic do seu pai. Habitualmente dedica-se à fotografia nos tempos livres, mas para o autor a fotografia é muito mais do que um mero passatempo, é uma forma de viver e enquadrar a realidade. O seu objectivo é criar imagens interessantes, composições agradáveis e dinâmicas, que de alguma forma impressionem e revelem a sua perspectiva, face a esta ou aquela situação do quotidiano.
O fotógrafo comenta: “Esta fotografia foi tirada na Tunísia quando explorava o labiríntico Souk, no coração da cidade de Tunes. Ao passar junto a este artesão que trabalhava em plena rua, cruzámos olhares e desta forma, sem ter necessidade de proferir qualquer palavra pedi-lhe autorização para fazer uma fotografia. Ele acedeu, prosseguiu serenamente o seu labor e eu, rapidamente, ao mesmo tempo que tentava resistir aos pequenos encontrões do “formigueiro” que me envolvia, medi a luz, a velocidade, enquadrei e disparei. "

*Texto encontrado aqui

2 comentários:

carol disse...

Gente que se preze, vive em Sintra...

Só eu me vim embora!

pedro macieira disse...

Carol,
Tentando não carregar muito com as cores da crise e olhando para onde ainda vão acontecendo coisas positivas.
Um abraço