O Largo de Colares

Este Domingo, Colares passou a ter um largo com o nome de António Nunes Rodrigues Caruna.
Filha de António Caruna agradecendo a homenagem a seu pai
António Caruna (1933-2008),recentemente homenageado (18/05/2013) por uma iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Sintra, na altura do seu 80º aniversário do seu nascimento, pelo seu "dedicado labor para o conhecimento da história da Vila de Colares e da sua Freguesia" - tem agora o seu nome ligado a um largo da Freguesia de Colares, um espaço em que as obras recentemente terminadas permitiram a sua inauguração na altura em que se vai iniciar uma acesa campanha eleitoral para as autarquias.



A banda dos Bombeiros Voluntários de Colares
Excerto de um texto publicado no blog Fogo&História, sobre António Caruna:
"(...)Paralelamente ao exercício das funções de 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Colares, foi, em períodos distintos, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa e secretário administrativo da Liga dos Bombeiros Portugueses, notabilizando-se, a nível nacional, por inestimáveis provas de dedicação e competência.
A sua condição de cidadão activo levou-o a abraçar outras causas, nomeadamente no poder local, onde assumiu a presidência da Junta de Freguesia de Colares. Porém, numa entrevista que nos concedeu, na extinta Rádio Ocidente, ao falar da desmotivante experiência como autarca, afirmou-nos que a sua preferência recaíria, sempre, em primeiro lugar, nos bombeiros, reconhecendo que "a vida associativa é mais pura".
Homem de fino trato, culto e dono de um admirável poder de comunicação, verbal e escrito, António Caruna dedicou-se, também, à divulgação e preservação da história dos bombeiros portugueses, salientando-se como autor dos livros comemorativos dos centenários da Associação dos Bombeiros Voluntários de Colares e da Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares. Entre outros trabalhos, o seu nome figura ainda na autoria do capítulo "Grandes Incêndios", incluído no primeiro volume do livro Bombeiros Portugueses. Seis Séculos de História, 1395-1995, editado pelo Serviço Nacional de Bombeiros e pela Liga dos Bombeiros Portugueses. "
Comentários
o sr. que fez o comentário,ou está a brincar ás oposições ou anda distraído.
eu por acaso passo lá todos dias,e não vi abater nenhuma árvore,antes pelo contrário foram plantados vários arbustos.
sobre o banco de pedra,os bancos e a mesa(não fala)esses estão num sítio mais digno.
sobre o banco de cimento (conversadeira)essa não está,mas penso na minha opinião que o espaço está muito agradável,não para toda a gente,mas para muita gente.
-eu como passo todos dias por lá,recordo-me como estava e como está.
-residente
A parte final do seu texto, (referência ao início da campanha)quererá significar que a inauguração só agora acontece com intenções eleitoralistas?
Se assim é, não esteve atento ao que foi dito pela filha do homenageado: por múltiplos afazeres
profissionais no estrangeiro e sucessivas viagens, pediu adiamento da data, que esteve prevista para fins de Junho p.p.
Cumprimentos
Nste caso da inauguração coincidente com o início da campanha, você não só estava distraído (e não ligou ao que disse a filha do homenageado)como também está errado.
De facto as obras de reconversão do largo estavam quase prontas em fins de Junho.
Você refere Agosto, talvez porque nessa altura começaram a trabalhar no pedestal (será este o nome correcto?).
Agradeço o seu novo comentário.Quanto ao Largo, agora António Caruna, em Colares -temos uma visão diferente dos acontecimentos. O largo que já há muito tempo foi um parque infantil - e que foi agora inaugurado após cerca de dois meses de obras de beneficiação.Tenho fotos de dois momentos das obras, a última de 2/8/2013 com uma fase inicial da construção do cubo "pedestal" onde está inscrito a nova denominação do Largo.
Desde 11 de Outubro de 2009, até 15 de Setembro de 2013, teria havido tempo de fazer a obra sem que houvesse qualquer possibilidade de ligação com intenções eleitorais.Concordando absolutamente com a homenagem feita a António Caruna, e concordando com a melhoria agora efectuada naquele espaço, não deixo de interpretar a situação da forma que já escrevi.Alguém escrevia com algum humor recentemente" Se estão a alcatroar a tua rua, é porque que vai haver eleição autárquicas..."
Cumprimentos