Sobre o atentado Paisagístico no Cabo da Roca (actualizado 11/09/2013- 17h31m)

CabodaRocaPBFinal

Continuamos a tentar saber as posições das entidades com responsabilidades na gestão do Parque Natural Sintra Cascais e  dos candidatos às eleições autárquicas e actuais autarcas, sobre o atentado paisagístico  efectuado pelo Ministério de Administração Interna no Cabo da Roca, que teve a oposição do Ministério da Agricultura do Mar,  Ambiente e Ordenação do Território (que ontem divulgámos).
Hoje actualizamos as posições  de Ana Caetano, candidata à Junta de freguesia de Colares, transcrevendo um seu comentário na sua página de Facebook e de Carlos Vieira, também candidato do PS à Junta de Freguesia de Colares. Continua a ser notório a ausência neste processo de organizações ambientalistas nacionais ou da região.


Comentário do Partido "Os Verdes",sobre a instalação da torre metálica no Cabo da Roca
(enviado a leitor do blog): "Em resposta ao problema que nos coloca, informamos que o Partido Ecologista "Os Verdes" esteve desde o início atento à colocação desta torre no Cabo da Roca. Por estarmos preocupados, já em 18 de Janeiro 2013, através do nosso Grupo Parlamentar questionámos o governo, após prévia reunião com o Comando Operacional da GNR, a que o Governo respondeu a 20 de Fevereiro de 2013.

Entretanto a CDU, após visita ao local aquando da colocação da torre, apresentou já uma denúncia à UNESCO, sendo esta a nossa posição oficial CDU".


Comentário de João Soares, ex-vereador do Turismo da CMS (enviado a leitor do blog):
"Recebi e agradeço o seu mail,mais fotografia.
Ainda não me tinha apercebido da existência daquele mastodonte.
Vou tentar apurar das condições em se fez “aquilo”.
Melhores cumprimentos,
João Soares"

-Comentário (no FB) de Ana Caetano, candidata à Junta de Freguesia de Colares (PSD):

"Existem entidades nomeadas, que tem legitimidade para tomarem essa iniciativa e não o fazem. São eles os responsáveis e se se sentirem prejudicados, devem intervir judicialmente, eles tem legitimidade para o fazer e com mais força do que um particular. Este tema neste momento não é debatido por ninguém ,fora a CDU e nós. Por vezes as pessoas só olham para o local onde residem e não para os problemas que tem a freguesia. Dei-me ao trabalho de ir buscar o despacho da Ministra e publicá-lo aqui na integra para todos os que se interessam pela freguesia pudessem ter acesso à informação. No entanto, neste momento de eleições, são poucos aqueles, porque estão comprometidos com as listas que integram, que tem opinião, estranho no mínimo. Sei se ganhar a Junta de Freguesia que procedimentos deverei tomar, até lá quem deixou colocar a antena, que está ilegal, segundo o despacho da ministra, deve fazer aquilo que achar pertinente. Penso que deste modo as pessoas da freguesia podem tirar as ilacções que quiserem."


-Resposta do candidato do PS (no FB) à Junta de Freguesia de Colares em 10/09/2013:

"A posição do Partido Socialista, e da candidatura de Basílio Horta à Câmara Municipal de Sintra e de Carlos Vieira à Junta de Freguesia de Colares, é clara e inequívoca. O Cabo da Roca é o ponto mais Ocidental do Continente Europeu é um local que recebe inúmeros visitantes e que deve ser valorizado.

Existem, com toda a certeza, outros locais mais próprios para colocar uma torre metálica com 45m de altura. Vamos marcar uma posição intransigente na defesa do nosso território junto de todas as entidades que interagem com o mesmo, não podemos deixar que utilizam os nossos recursos de acordo com as necessidades de cada entidade, sem que nada se faça ou discuta.

Se, como acreditamos, formos chamados a ter uma acção governativa do município e da freguesia, seremos nós a gerir o nosso território, respeitando obviamente as leis da república, mas sem nunca esquecer que o território pertence a quem nele habita. Por isso, vamos encontrar uma alternativa para a localização da torre e exigir que a vontade da população seja respeitada.

Carlos Vieira
Candidato do PS à Junta de Freguesia de Colares"



FarolTorre03092013Blogue
Torre metálica com 45 metros, instalação chumbada o ano passado em local mais afastado do Farol

Acções efectuadas desde 09/08/2013 para obter a posição das entidades envolvidas:

 -Contacto através do site da C.M.Sintra -Não há resposta

-Contacto para a linha verde da C.M. de Cascais :
1)"Acusamos a recepção da S/ comunicação infra, mas o assunto em causa não está no âmbito da N/ actividade pelo que sugerimos o contacto com a Câmara Municipal de Cascais"

-Contacto via e-mail no site do ICNF (PNSC-ICNF) -Não há resposta

-Denúncia efectuada no SEPMA (Serviço de protecção da natureza e ambiente,GNR)

-Contacto via e-mail com C.M. de Cascais:
-1)"Obrigado pela sua mensagem que foi registada com a referência E-DCID-2013-8917 e enviada à respetiva área de responsabilidade para análise. Esperamos poder dar-lhe uma resposta brevemente."

- 2) "Acusamos a receção do seu mail que nos mereceu a melhor atenção. Encarrega-me o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, de informar que o mesmo foi encaminhado para o gabinete do Sr. Vice-Presidente, Miguel Pinto Luz."
(A aguardar resposta)

Informações/Contactos desde 22/08/2013
 -A CDU apresentou a queixa à UNESCO: http://www.tudosobresintra.com/2013/08/cdu-denuncia-unesco-torre-de-45-metros.

-Resposta do candidato à CMS, Marco Almeida a leitor deste blog: "Considero, como diz, uma autêntica aberração. Pressionar Governo para que seja removida. A Câmara Municipal de Sintra não tem competência naquela faixa do território. Prometer mais é faltar à verdade. "

- Resposta da SIC a um leitor deste blog: "Agradecendo o seu interesse pela nossa estação televisiva, informamos que o seu testemunho foi encaminhado para a Produção de Informação da SIC, que verificará a possibilidade e o interesse de efetuarmos alguma referência noticiosa. Sem outro assunto de momento, agradecendo o seu contacto, e colocando-nos à sua inteira disposição para futuros contactos, apresentamos os nossos melhores cumprimentos em nome de toda a equipa da SIC, Abraço"

-Envio de pedido(através do site da candidatura)da posição sobre a instalação da torre no Cabo da Roca à candidatura a Sintra do Partido dos Animais e Natureza -PAN (23/08/2013):

-Resposta do PAN em 29/08/2013:
"Desde já agradecemos a atenção em enviar-nos estas questões, que temos muito gosto em responder. A nossa posição é que o local escolhido para a instalação da torre não é o mais inteligente e não foi a melhor opção escolhida, parece nos que não foi escolhido através de um estudo aprofundado na matéria, para obter um maior leque de alternativas válidas. No nosso entendimento, acreditamos que a mesma terá que ser colocada, mas que deveria ter sido acautelado um local mais próprio, menos problemático, e menos anti-ambiente e anti-turismo como o local onde decidiram colocar a mesma.

Grato pela atenção.

Nuno Azevedo
Candidato à Câmara de Sintra
PAN Sintra"

 

-

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva