sexta-feira, setembro 06, 2013

Os portões da Quinta do Vinagre

PortaoVinagreBlog20130905

Como curiosidade sobre Colares, publicamos neste post, uma referência  sobre  o portão da estrada principal da Quinta do Vinagre em Colares, ladeado por duas pilastras em pedra. O portão foi construido precisamente há 45 anos, quando da famosa festa dada pelo casal Schumberger (04/09/1968), para permitir um melhor acesso  aos convidados, entre eles a  nata da alta sociedade mundial.
O  acesso ao portão principal   da  quinta é feito por uma pequena estrada mais recuada.

O outro portão da Quinta do Vinagre

 photo blogEstupefacto_zps86c23ac9.jpg
 A chegada de convidados pelo portão principal-Foto de 04/09/1968-(rev.Modas e Bordados) via blog Estupefacto

O Palacete  da Quinta do Vinagre, onde existiu o Preventório de Colares, foi construído no século XVI por D.Fernando Coutinho, Bispo de Silves pertenceu até princípios do século XX a D.Maria José Dik Bandeira Nobre, veio a ser adquirido mais tarde pelo Conde de Mafra que o vendeu à familia Schumberger.

Saber mais sobre a Quinta do Vinagre:
  http://riodasmacas.blogspot.pt/search?q=Quinta+do+Vinagre

quintavinagreportao Dados históricos sobre a Quinta do Vinagre:
-
O Palacete foi construído no Séc.XVI, por D.Fernando Coutinho Bispo de Silves.Veio a ser adquirido mais tarde pelo Conde de Mafra que o vendeu à familia Schumberger.
-Segundo descrição efectuada em 1907, pela Morgada do Vinagre, D.Maria José Dick Bandeira Nobre, aquele palacete albergou por várias vezes D. João V e a Rainha em 1708, D.Maria I em 1777, D.Maria II e D.Amélia de Bragança.
-No início do séc XIX,(1926) foi instalado na quinta o Preventório de Colares.Que tinha como finalidade o internamento das crianças de "primeira e segunda infância", filhos de pai ou mãe tuberculosos, ou em perigo de contágio pela tuberculose.
-Em 1968, a Quinta do Vinagre, foi primeiras páginas de toda a imprensa pela festa que reuniu o Jet-Set internacional.
-Em 15 de Outubro de 1975 deflagrou um grande incêndio, no palacete.
-Hoje a Quinta do Vinagre, é uma propriedade bem preservada e um dos locais mais interessantes de Colares, pela beleza do local (ladeado pelo rio das Maçãs, em que uma pequena represa cria um autêntico lago) e pela riqueza da sua história.

 *Post relacionado sobre São Shumberger-aqui
 
  


1 comentário:

Fatyly disse...

Já parei para bisbilhotar:):):) mas desconhecia por completo a história e nunca é tarde para aprender. Obrigado.

Um abraço