Um Ministério fora da lei?

Em Agosto fomos todos surpreendidos pela instalação de uma torre metálica de 45 metros de altura junto ao Farol do Cabo da Roca , pelo Ministério da Administração Interna. O Cabo da Roca área (ainda) protegida do Parque Natural Sintra Cascais, é um dos locais mais visitados de Sintra por ser o ponto mais Ocidental do continente Europeu. e pela paisagem até agora imaculada daquele local.A instalação da torre de radar,já chumbada o ano passado em outro local mais afastado do edifício do farol, foi agora instalada pelo MAI, ultrapassando todas as regras legais em vigor, que ele deveria ser o primeiro a respeitar.
Publicamos o parecer do Ministério de Agricultura, do Mar do Ambiente e do Ordenamento do Território sobre a instalação do posto Fixo de observação do SIVICC no Cabo da Roca, que aponta para a desconformidade legal da instalação da torre de radar naquele local (parecer publicado na página de FB da candidata do PSD à Junta de Freguesia de Colares, Ana Caetano)
Tem razão a candidata do PSD, ao afirmar que só ela e a CDU, se manifestou
publicamente contra aquele atentado paisagístico, se considerarmos o conjunto de forças partidárias que disputam as eleições autárquicas a Sintra –facto que denunciámos anteriormente.
Resposta do Ministério da Agricultura, do Mar do Ambiente e do Ordenamento do Território sobre A Instalação do posto Fixo de observação do SIVICC no Cabo da Roca:
"Relativamente à intenção de Instalação de um posto de Observação fixo integrante do sistema integrado de Vigilância, Comando e Controlo Costeiro no Cabo da Roca, não foi tomada qualquer decisão sobre a matéria. O Instituto de conservação da natureza e florestas e agência Portuguesa do ambiente, através dos seus serviços, receberam o pedido de parecer relativo à construção de um posto de observação do SIVICC. Foram emitidos os referidos pareceres, no âmbito das suas competências específicas e de acordo com o disposto tanto no Plano de Ordenamento Do Parque Natural Sintra Cascais e do Plano de Oedenamento da Costa costeira. Da análise efectuada conclui-se que a pretenção não tem enquadramento no plano de ordenamento do parque natural sintra cascais e a APA, I.P., informou a entidade responsável pelo sistema Integrado de vigilância, comando e controlo da costa costeira portuguesa, sobre as disposições do Plano que condicionaram ou inviabilizaram a instalação do posto de observação nos locais alternativos indicados, incluindo nessa informação aspectos técnicos relativo à sua inserção em faixas de salvaguarda do litoral e servidões e restrições administrativas e legislação em vigor. O projecto em causa não se enquadra no DL 69/2000, com a nova redacção que lhe foi dada pelo DL 197/2005, pelo que não foi feito qualquer estudo de impacto ambiental."
Aqui
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10201951771215554&set=a.1493997149561.2066184.1223033814&type=1&comment_id=4067188&offset=0&total_comments=12
Comentários
Ministério fora da Lei? um pergunta bem oportuna mas não é novidade nenhuma e fazem o que querem...mas se fosses tu ou eu a construir...já tinha ido abaixo há muito.
sintrense