Acção de voluntariado para erradicação de espécies infestantes em Monserrate


Foto:PSML

Dia 9 de Novembro de 2013


Acção de voluntariado em Sintra para

a erradicação de espécies infestantes
- Eliminação de espécies infestantes na Tapada de Monserrate

-   Proteger as espécies autóctones da Serra de Sintra

- Dia do Magusto: oferta de castanhas e água-pé aos voluntários
A Parques de Sintra abre hoje as inscrições para todos os que queiram colaborar, durante a manhã do dia 9 de Novembro, numa campanha de voluntariado para controlo de espécies arbóreas infestantes na Tapada de Monserrate, como é o caso das famosas Acácias.
As equipas da empresa trabalham durante todo o ano na erradicação destas espécies, que prejudicam o desenvolvimento das autóctones mas este tipo de iniciativas, com muitos participantes, traduzem-se num valioso contributo pelo volume de trabalho que é possível realizar num curto espaço de tempo. Esta é uma boa altura para este tipo de trabalhos, dado que o solo começa a estar molhado e o arranque é mais fácil.
As espécies infestantes (introduzidas como ornamentais no século XIX) são muito difíceis de erradicar, apresentando-se como uma forte ameaça não só para a flora como também para a fauna da Serra de Sintra.
A acção de voluntariado está aberta a todos os que pretendam ajudar a controlar as espécies invasoras na Serra de Sintra (mediante inscrição prévia) e a restituir-lhe a capacidade de desenvolvimento das espécies autóctones. Os voluntários serão acompanhados por técnicos, na sua maioria biólogos que, durante todo o ano, estão presentes nas ações do Projeto BIO+Sintra, conduzido pela Parques de Sintra e cofinanciado pela Comissão Europeia.
A inscrição prévia é obrigatória e a recepção dos participantes está marcada para as 9h00 na Quintinha de Monserrate, formando-se equipas de trabalho que seguirão posteriormente para vários talhões da Tapada de Monserrate.
A iniciativa terminará ao final da manhã com a celebração do Magusto, ou seja, com castanhas e água-pé, enquanto os participantes têm também a oportunidade de visitar as instalações da Quintinha de Monserrate, nomeadamente as áreas hortícolas, linha de água e os animais que ali habitam (burro, égua, ovelhas, coelhos, galinhas, entre outros).
------------------------------- 
Fonte :Texto da PSML

Comentários

Esta luta contra as acácias mimosas está a revelar-se extremamente difícil. Diria mesmo que se nos está a revelar como uma luta inglória.
De qualquer modo penso que a luta deve continuar...
Graça Sampaio disse…
Para quando uma ação de voluntariado para a erradicação das espécies infestantes da governação?!...
pedro macieira disse…
as-nunes,
Concordo, que não é uma luta fácil.
Cumprimentos
pedro macieira disse…
Graça,
Essas espécies também não são fáceis de erradicar, pois fora do governo estão muitas, que ocupam imediatamente os lugares deixados vagos...
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva