terça-feira, janeiro 06, 2015

A foto da Condessa

Condessafoto.jpg
"Albumina original da Condessa de Edla, mulher morganática de D. Fernando II. Cerca de 10x 6,5 cm, montada em cartão, fotógrafo Fritz, Rua do Almada , Porto. Dedicatória de Amélia Rangel , a seu irmão, no verso. ?? euros. Pouco comum."
- Informação que acompanhava  a foto encontrada numa página do Facebook  (grupo fechado) de partilha e venda de velharias...

 Elise Hensler, segunda mulher de D.Fernando II, mais tarde Condessa d’Edla. De origem suíça-alemã, vai com a família muito jovem para os Estados Unidos onde adquire nacionalidade americana. Enquanto cantora lírica de carreira internacional Elise Hensler vai atuar, primeiro no Porto, em 1859, vindo depois para Lisboa onde conhece o rei viúvo com quem virá a casar em 1869. Unidos não só pelo amor à música como também pelo amor à natureza, D. Fernando e a condessa d’Edla serão os verdadeiros criadores do Parque da Pena.
ChaletdaCondessa10112014blog.jpg
Janela da cozinha do Chalet da Condessa




Post relacionado
Visita ao Chalet da Condessa d'Edla
http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/11/visita-ao-chalet-da-condessa-dedla.html


Créditos:
Foto da Condessa d'Edla encontrada aqui:
Marius PinusDoidos por velharias.

1 comentário:

Graça Sampaio disse...

Vende-se tudo neste país! Não há a mínima consciência histórica nem cultural. Povo de ignorantes e cegos - por isso temos o "governo" que temos!