Naufrágio do "Santa Maria dos Anjos"

Este Sábado, foram retomadas as buscas (com um dispositivo mais leve), pelos cinco pescadores do "Santa Maria dos Anjos", embarcação que naufragou ao largo da praia das Maçãs - neste quarto dia após naufrágio, não foi  ainda encontrado nenhum dos corpos.

Caxinas17923603_dqh4K.jpg
O "Santa Maria dos Anjos" foto de Markus Luske



Texto via blog "Caxinas de "lugar a Freguesia":
http://caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt/cinco-pescadores-das-caxinas-368151
Cinco pescadores das Caxinas desaparecidos após naufrágio em Sintra.
«Os naufrágios voltam a assombrar a comunidade piscatória da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Na madrugada desta quarta-feira, a embarcação “Santa Maria dos Anjos” naufragou ao largo de Sintra. O barco tinha a bordo 6 tripulantes, um dos quais conseguiu nadar até à costa e dar o alerta. Os restantes estão desaparecidos.
O JN Online avança que os 5 pescadores desaparecidos são das Caxinas, um deles ucraniano mas residente nesta comunidade.
Em comunicado, a Marinha Portuguesa informa: “o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, em articulação com o Capitão do Porto de Cascais e a Força Área Portuguesa, encontra-se a coordenar uma operação de busca e salvamento dos tripulantes da embarcação de pesca “Santa Maria dos Anjos”, com 11 metros, que terá afundado nesta madrugada nas proximidades da Praia das Maçãs, com 6 tripulantes a bordo”.
Na altura do alerta, foram logo disponibilizadas, segundo mesmo comunicado, “a Corveta Batista de Andrade da Marinha Portuguesa, um EH-101 da Força Aérea Portuguesa e duas embarcações das estações salva-vidas de Cascais e Ericeira, que com a colaboração da embarcação de pesca “Fruto da União” continuam a efetuar buscas junto de destroços entretanto encontrados que tudo indica pertencerem à embarcação de pesca afundada”. Entretanto o perímetro das buscas foi alargado e agora vai desde a Praia do Magoito até à Praia Grande, numa extensão de cerca de três quilómetros.
O sobrevivente, de 26 anos, foi transportado para o Hospital Amadora-Sintra em situação estável e já teve alta. Deverá regressar a casa ainda hoje.
O barco “Santa Maria dos Anjos” saiu de Peniche na noite de terça-feira e dirigia-se para Cascais, para a pesca do linguado. O naufrágio terá ocorrido por volta das 03h da madrugada.
Em declarações à Sic Notícias, José Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, revelou que ainda é “prematuro apontar causas para o acidente”, mas garante: “o mestre era experiente. Era uma embarcação minimamente equipada para a navegação”. O barco está registado em Olhão.»
 
PMBVC15012015blog.jpg
Posts relacionados:
14/01/2015
  http://riodasmacas.blogspot.pt/2015/01/o-naufragio-do-santa-maria-dos-anjos_14.html
15/01/2015
http://riodasmacas.blogspot.pt/2015/01/o-naufragio-do-santa-maria-dos-anjos_15.html
16/01/2015
http://riodasmacas.blogspot.pt/2015/01/naufragio-do-santa-maria-dos-anjos.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar