quinta-feira, janeiro 29, 2015

Ver de novo as pegadas dos Dinossauros da Praia Grande

PGPegadas28012015blog.jpg
A Câmara Municipal de Sintra terminou no final do ano passado a reabilitação do acesso sul à Praia Grande, onde existem pegadas de dinossauro do período Cretácico que se encontram marcadas nos rochedos.
O caminho encontrava-se em mau estado  há longos anos, com pedras e terras desmoronadas, o que impossibilitava a observação das pegadas.
PGpegadas28012015bblog.jpg


«Da Sintra que foi descobrindo e conhecendo ao longo da vida ,Galopim de Carvalho assume que "há um recanto pelo qual nutre um carinho especial talvez por ser o sítio pelo qual mais lutei".O lugar de que fala com emoção é uma enorme lage quase vertical, situada no topo sul da Praia Grande , onde se podem observar pegadas de dinossáurios.Até porque não há muitos lugares como este em Portugal,lugares onde tenham ficado tão bem marcados os rastos desses répteis que viveram há muitos milhões de anos.»

no "Parque Paratequero" edição do «Pedra da Lua/Público
PGPegadas280120154blog.jpg
As pegadas das arribas da Praia Grande terão entre 145 a 100 milhões de anos (Cretácico inferior).
PGPegada928012015blog.jpg

Informação CMS:
"A reabilitação incluiu, numa fase primária a remoção de pedras e terras desmoronadas nos degraus e na via pública, reparação dos degraus e remoção dos pilaretes metálicos existentes que se encontravam oxidados e degradados.
O material substituído, por razões de boas práticas ambientais, é de plástico compósito 100% reciclado, derivado da reutilização de sacos de plástico e resíduos de plástico diverso.
A obra, iniciada em julho e terminada no final de outubro de 2014, teve um custo de cerca de 20 mil euros."
http://www.cm-sintra.pt/pegadas-de-dinossauros-na-praia-grande
Foto antiga da escadaria da Praia Grande

Foto antiga da Praia Grande- Sintra 365 degraus Co
A escadaria com os 365 degraus, com  crianças da Colónia de Férias da CUF, que existia perto -Foto retirada do FB de Oceanberg

4 comentários:

Anónimo disse...

Muitos anos de espera. Uma obra necessária e útil.
Miguel

pedro macieira disse...

Caro Miguel,
Peço desculpa de surgir ,o comentário como "anónimo", mas um lapso na sua publicação, apagou a origem como "Caminheiro de Sintra".
Quanto à obra da Praia das Maçãs, um grande ponto positivo a favor da CMS. Pois era como diz, uma obra necessária há muitos anos, num local de visita obrigatória para quem gosta de saber a história do planeta e do local onde vivemos.
Abraço

Leonor Azevedo disse...

Ola! Gostava de saber, so e possivel aceder pela escadaria? N ha acesso por cima? Obrigada!

Juliana disse...

Leonor Azevedo, é possível aceder por cima. A entrada que conheço é em Almocage, não sei se existe outra forma.