segunda-feira, janeiro 12, 2015

Mergulhão Ocidental

MergulhaoAzenhasdoMar09012015ave.jpg
Dia de Sol, na última Sexta-feira, mar com vagas alterosas, não impediu  mesmo assim a um Mergulhão, uma grande pescaria na piscina oceânica das Azenhas do Mar.
Mergulhao09012015blog99.jpg
O Mergulhão, vive em lagos grandes de áreas abertas, estuários de rios e orla marítima. Encontrado aos pares ou em pequenos grupos, compostos de adultos e imaturos. Quando mergulha desenvolve grande velocidade sob a água, mas em terra, mostra-se desajeitado.
Mergulhão09012015blog1.jpg

"Os mergulhões alimentam-se de peixes, insectos, moluscos e crustáceos, que caçam durante os mergulhos. São sobretudo aves solitárias mas formam casais durante a época de reprodução ou grandes grupos nas alturas de migração.
As posturas, com 3 a 9 ovos, são feitas em ninhos isolados, construídos na água em montes de lama ou zonas de vegetação aquática densa. Os juvenis chocam prontos para nadar e são cuidados por ambos os pais, que por vezes os transportam no dorso."
in Wikipédia
MergulhaoAzenhasdoMar09012015119fotoPBlog.jpg
Fotos em 9/01/2015 Piscina oceânica das Azenhas do Mar

3 comentários:

Anónimo disse...

Será que por aqui ainda ninguém se apercebeu de fumos negros perto de Monserrate?

Existe alguém que tem um terreno perto de Monserrate e que fez vários poços para queimar segundo a GNR resto vegetais como folhas, mas o certo é que o fumo é negro e o cheiro é de plásticos queimados entre outros lixos, isto em pleno Parque Natural.

Segundo a GNR esse sr. tem todos os documentos de altas instancias do Estado português para fazer aquele trabalho.

Quem mora em Galamares, Eugaria, Colares, Mucifal, etc, é que se lixa e quem tem problemas respiratórios pior, sem contar com o crime ecológico.

Nós já sabemos que este país está a saque e que qualquer favor lava as mãos a outro favor, mas num parque natural, na Serra de Sintra já é um pouco demais.

Para além da GNR que não pode fazer nada, pediram-me para fazer queixa à Guarda Florestal e quem me atendeu disse que iam averiguar e só poderiam fazer alguma coisa se estivessem a queimar alguma coisa proibida naquele momento, ou seja, ficou tudo em águas de bacalhau.

É verdade estes fumos começam ao fim da tarde até ás horas que calha.

Este blog poderia investigar melhor este assunto e dar a conhecer esta vergonha a toda a gente? Eu não consigo melhor.

pedro macieira disse...

Obrigado pela informação.Iremos tentar saber o que está acontecer com essas "queimadas" na serra.
Cumprimentos

pedro macieira disse...

Sobre as queimadas em Monserrate,
Hoje (14/01/2014)pelas 14h20, da presenciei o que tinha relatado -embora não tenha fotografado, verifiquei a localização da "queimada".
Espero obter informação mais completa em breve.