Debate sobre os 20 anos de Sintra como Património Mundial da UNESCO

A Alagamares - Associação Cultural, promoveu no MU.SA - Museu das Artes de Sintra, na quarta-feira, 4 de Março um debate sobre os 20 anos da classificação de Sintra como Património Mundial da UNESCO, na categoria de Paisagem Cultural. Entre os participantes, estiveram: José Cardim Ribeiro, Sidónio Pardal, Francisco Nunes Correia, Gerald Luckhurst, João Rodil.
João Rodil durante a sua intervenção
"Acresce que a presença de uma área classificada no âmbito de um território mais vasto deve motivar a consciente e progressiva valorização de toda a respectiva região circundante. O Património Mundial não pode ser um fóssil incrustado num organismo vivo, um motivo de imobilidade trancado numa vitrina, mas sim o autêntico e decisivo motor da requalificação regional, desde o meio ambiente à qualidade de vida das populações, passando pela valorização do ordrnamento territorial, da arquitectura e também em significativa escala, das próprias actividades económicas. Em suma um instrumento base de planeamento."
Uma das conclusões de "A Paisagem Cultural de Sintra - Património da Humanidade/Sua dimensão política, estratégica e ordenadora." - texto apresentado no debate do MU.SA, por José Cardim Ribeiro, Director do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas e Comissário da Paisagem Cultural no processo de 2004 que foi enviado à Unesco.
Comentários