quinta-feira, março 12, 2015

Postal do Mucifal com moldura

JoseFernandesBadajozMucifal07032015bbblog.jpg
Através de um artigo publicado no "Jornal de Sintra", nº2578 de 24 de Fevereiro de 1984, assinado por Helena Santos, recordamos esta figura do Mucifal:

“José Fernandes Badajoz é uma figura de prestígio na poesia popular portuguesa cantada há quase cinquenta anos.As suas poesias foram parcialmente publicadas no terceiro volume da antologia «Poetas Populares».
(...)
Apesar da escassa publicação de textos e discos do autor, a figura de poeta, cantor e camponês tem estado presente ao longo dos anos, na vida do Mucifal e na animação de aldeias, vilas e cidades do País.
(...)
Cinco canções obtiveram êxito na Rádio nos anos quarenta e continuam a ser cantadas como «O Cavador», «O Rasmisquinho»,«Os Santos Populares» e a «Santa Velhinha».
(...)
O prestígio de José Fernandes está também profundamente enraizado na sua personalidade, tendo vindo a realizar uma opção de vida bastante rara que permite a prática de ideais humanos como a fraternidade, a união com a Natureza, a simplicidade, a paz individual e social possiveis para quem os sabe escolher.(...)”

Helena Santos

Post relacionado:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2008/12/dia-de-festa-no-mucifal.html

Sem comentários: