A propósito de refugiados

No momento em que a europa defronta uma das maiores crise de refugiados desde a II Guerra Mundial - um texto publicado na revista do Expresso de 29 de Setembro de 2015, trata precisamente de uma colónia numerosa de holandeses refugiados na Praia das Maçãs em 1940 - que  por aqui ficaram até ao fim da guerra. Deste interessante  texto "respigamos" alguns excertos.
 Sugerindo a sua leitura integral para quem tiver essa possibilidade.

"A partir de Maio de 1940 e até ao final da II Guerra Mundial milhares de pessoas fugiriam da Holanda"
CasalMindeloExpresso2.jpg
"Sing Sing memórias de uma praia em tempo de guerra"de Margarida Magalhães Ramalho e Patrícia Couto, publicado na Revista do Expresso de 29/08/2015

"Os holandeses que iam chegando a Portugal eram encaminhados para a Praia das Maçãs. Eram maioritariamente judeus, em busca de um porto de abrigo, mas havia também gente nova e aventureira com vontade de participar no esforço de guerra, na luta contra o nazismo. Estes resistentes - que ficaram conhecidos por navegadores para Inglaterra (Englandvaarders) -, ainda em número considerável (cerca de 1700, dos quais só sobreviverão perto de 900), chegam a Portugal depois de viagens atribuladas e geralmente de forma ilegal".

CasalMindeloPB.jpg
Casal Mindelo antes da sua demolição no ano de 2000 ( foto publicada no "O passado e o presente de Rui Carmo/Nuno Gaspar)

"Em 1941, com os hotéis Royal e Bela-Vista a rebentarem pelas costuras, Sloet* aluga uma grande moradia entre a Praia das Maçãs e Azenhas do Mar, o Casal Mindelo. Sobre a casa que tinha capacidade para 60 pessoas, escreverá Sloet: "Tinha muitos quartos e na garagem, tal como numa outra garagem alugada, podia ter muitas camas, umas ao lado das outras."

* Barão Sloet, organizador em Portugal, na recepção dos refugiados holandeses

Créditos
-"Sing Sing memórias de uma praia em tempo de guerra"de Margarida Magalhães Ramalho e Patrícia Couto, publicado na Revista do Expresso de 29/08/2015
-foto publicada no "O passado e o presente de Rui Carmo/Nuno Gaspar


Post relacionados:

http://riodasmacas.blogspot.pt/2007/01/histrias-das-azenhas-do-mar.html
http://riodasmacas.blogspot.pt/2015/08/porque-hoje-e-sabado_29.html
http://riodasmacas.blogspot.pt/2015/09/refugiados.html
http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/02/hotel-bela-vista-das-azenhas-do-mar.html

Comentários

Graça Sampaio disse…
Pois... ...

Bem me lembro desse casarão Mindelo - era tão bonito!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar