quinta-feira, setembro 03, 2015

Postal da Eugaria

EugariaCasaPrincipalBlog.jpg
"Momentos depois estávamos no meio de uma aldeia rústica muito pequena, alcandorada numa garganta da Serra de Sintra. Tinhamos visto um letreiro que anunciava o nome da aldeia como Eugaria"
(...)
"o número de casas não era superior a vinte ou trinta, todas elas caiadas e em vários estados de degradação. Uma estava à venda, e não podiam restar dúvidas; era precisamente o que procurávamos. - Um quarto de dormir um grande quarto de vestir, uma pequena cozinha e uma encantadora sala de onde se via o rio Colares (Rio das Maçãs*) e uma enfiada de tílias gigantes" -(A casa dos gatinhos)
EugariaRua01092015blog.jpg
"o número de casas não era superior a vinte ou trinta, todas elas caiadas e em vários estados de degradação"
EugariaFonte1092015blog.jpg
"A Serra de Sintra estava cheia de água. Havia nascentes por todo o lado, nascentes cujas águas corriam o ano inteiro"

* Para escapar ao Inverno rigoroso ar das Nova Inglaterra, Richard e Barbara Hewitt, decidem comprar uma casa com trezentos anos numa aldeia minúscula dos arredores de Lisboa, é o tema do livro "Cottage in Portugal" de Richard Hewitt em edição Portuguesa: "Uma Casa em Portugal" - numa visita  à Eugaria, esta semana visitámos alguns locais referidos no livro -foto 1, "a casa dos Gatinhos" que terá sido reconstruída pelo casal Hewitt e actualmente recuperada e com uma traça mais moderna.
** As legendas das fotos são excertos de "Uma Casa em Portugal" Ed.Gradiva 1996

2 comentários:

Graça Sampaio disse...

As coisas que a gente aprende! Nem nunca tinha ouvido falar na Eugaria e muito menos no livro.

A segunda fotografia está linda, com aquela trepadeira azul!

pedro macieira disse...

Graça,
Eugaria é um pequena aldeia em plena Serra de Sintra, antes de se chegar a Colares, e próximo de outra localidade de nome Gigarós.
Abraço