Postal da Eugaria II

Com excertos do livro "Uma Casa em Portugal", legendamos as fotos de uma rápida visita à Eugaria, pequena aldeia, onde  o autor Richard Hewitt, em 1968 comprou uma "pitoresca" casa com trezentos anos numa localidade  em plena serra de Sintra - que ao longo do tempo teve  vizinhos ilustres.

EugariaCasa3.jpg

"Aquela era a última aldeia genuína da área de Lisboa, o «último lugar antigo» dissera-nos alguém, e agora parecia que toda a gente queria partilhar a única estrada principal, a pequena capela e até a inconveniente falta de água."

EugariaCapela01092015blog.jpg
A "pequena capela" da Eugaria


 EugariaCasaPS01092015blog.jpg
A casa de Pancho Guedes na Eugaria

"Pancho Guedes o famoso arquitecto , e agora nosso vizinho do lado, resumiu tudo em poucas palavras:«quando Salazar estava no poder, os fatos de banho das mulheres tinham saias que tinham que ter um certo comprimento. No dia em que ele deixou o cargo os fatos desapareceram por completo». Pancho assegurava o mesmo aconteceria com as zonas rurais, haveria um êxodo gradual da cidade, um resvalar para a rusticidade. Agora era chique ser aldeão e viajar de ida e volta para Lisboa. A aristocrazação da área de Sintra estava a recomeçar,* como acontecera há alguns anos, quando a corte seguira o rei como cachorrinhos obedientes."

EugariaCasa2.jpg
A casa de Pancho Guedes  na Eugaria (pormenor)

"O próprio Pancho iniciara o movimento renovando um humilde casebre, tecendo um casulo de andaimes que, quando removidos, revelaram o que , assegurava, era um novo vernáculo. A casa era a homenagem a ele próprio e uma combinação jocosa de estilos dissidentes tão curvilínea como uma matrona e tão radiosa como uma cortesã."

** Para escapar ao Inverno rigoroso da Nova Inglaterra, Richard e Barbara Hewitt, decidem comprar uma casa com trezentos anos numa aldeia minúscula dos arredores de Lisboa, é o tema do livro "Cottage in Portugal" de Richard Hewitt em edição Portuguesa: "Uma Casa em Portugal" - numa visita  à Eugaria, esta semana visitámos alguns locais referidos no livro -foto 1, "a casa dos Gatinhos" que terá sido reconstruída pelo casal Hewitt e actualmente recuperada e com uma traça mais moderna.

** As legendas das fotos são excertos de "Uma Casa em Portugal"de Richard Hewitt, filho de pai açoreano, Ed.Gradiva 1996



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar