O Eléctrico de Natal da "Sintra Atlântico"

O Eléctrico de Natal da "Sintra Atlântico", na passagem hoje, pela Ribeira de Sintra. "Sintra Atlântico" a designação da companhia  que transportou nos eléctricos de Sintra e em autocarros de 1914 a 1975, quem vivia e visitava Sintra. Designação que a CMS, utiliza agora neste eléctrico Natalício.


"As cores inciais dos autocarros da Sintra-Atlântico eram vermelho e creme, muito semelhante ao dos carros eléctricos actuais. Em 1955/56 passaram a azul e branco a puxar para o creme e, foi assim que chegaram a 1975, ano da nacionalização da empresa. Os Cooperativa Lisbonenses de Chauffeurs (vulgo Palhinhas) eram cinzentas e brancas e outras quase completamente brancas, somente com algumas riscas finas em cinzento."
Valdemar Alves

Foto de hoje 14/12/2016

 Sobre a Companhia Sintra -Atlântico (1914-1975)
"A 15 de Agosto de 1914, o novo dono dos eléctricos tomou posse de todos os bens e respectivas concessões da extinta Cintra ao Oceano."


"Os seus principais objectivos, continuavam a ser a exploração da linha de carros eléctricos entre Sintra e a Praia das Maçãs. Por outro lado, o fornecimento de iluminação eléctrica, tanto pública, como particular, no Concelho de Sintra continuava a ser uma missão importante da nova companhia."

*texto retirado de "Eléctricos de Sintra" de Júlio Cardoso e Valdemar Alves.


Foto de hoje 14/12/2016

Comentários

Eis a poesia pura:
O bondinho do Natal
Circulando em Portugal
E esbanjando ternura.

Parece uma criatura
Com ar espiritual
Ou divino, ao ritual
Do velho em nova aventura:

Dando ar de paz e alegria
Como a proclamar o dia
Maior do povo cristão.

Sinta-se Sintra por via
Do belo que contagia
Com amor qualquer coração.

Grande abraço. Laerte.
pedro macieira disse…
Laerte,
Muito oportuno.Obrigado.
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva