Casa do Cipreste de Raul Lino (Reedição)

Photobucket

Um post publicado no "Arrumário",sobre a Casa do Cipreste de Raul Lino, referindo um programa da RTP2, "A Casa e a Cidade",motivou o post de hoje:
Photobucket
Estudo geral de 1912 -in Raul Lino 1879-1974

"A própria casa de campo de Raul Lino, a Casa Do Cipreste, foi construída entre 1912 e 1914, mas os primeiros projectos desta casa já datam do seu tempo de estudante na Alemanha. Esta casa situa-se em S. Pedro de Sintra e servia como ponto de partida para as caminhadas que Raul Lino tanto apreciava. O único edifício capaz de se ver a partir da casa, é o Palácio Real de Sintra, no qual Raul Lino viria a fazer mais tarde algumas obras de reconstrução. A Casa do Cipreste forma um todo com o terreno contíguo à casa. Também no seu interior existe uma harmonia evidente que respeita as regras psicológicas, funcionais e estéticas. Este edifício é hoje visto como o projecto mais bem sucedido do arquitecto.
A Casa dos Penedos, construída em Sintra em 1912, expressa de uma forma muito particular o estilo único deste arquitecto. Construída na encosta, forma uma união com a paisagem montanhosa de Sintra e está completamente integrada na paisagem. No interior da casa existem azulejos de alta qualidade artística e uma luminosidade espantosa – uma referência à grande importância que o arquitecto dava à penetração da luz natural. "
Texto encontrado -aqui

Photobucket
Photobucket

"A Casa do Cipreste, em Sintra apresentou difíceis problemas de planta que se contrariavam uns aos outros, mas encontraram soluções convenientes para dar satisfação aos seus moradores, e em nada ofendia a paisagem.Quando a inaugurámos em 1914, um dos nossos convidados, dos mais conhecidos arquitectos daquele tempo perguntou-me se eu tinha querido fazer um solar, ao que respondi :«Solar, que ideia. Fizemos apenas uma habitação que daria comodidades aos moradores e, pelo carácter do exterior, se integrava com sensibilidade e repeito na bela paisagem de Sintra» -Por essa época gente que se prezasse ainda fazia casa manuelina ou estilo D.João V; na nossa, como estilo, houve uma preocupação de nada fazer de que mais tarde me viesse arrepender. Passando despercebida durante longos anos, o que não nos desagradava para nossa satisfação, só ao cabo de 30 anos parece que as pessoas começaram a reparar nela e interessar-se, pensando uns que ela era antiga, outro que tinha sido acabada de fazer."
Raul Lino in Vida Mundial em 21-11-1969 (encontrada em Arquitectura,Paisagem e Sintra, de Irene Ribeiro)

Comentários

Graça Sampaio disse…
Nunca "dei conta" desta casa... Decerto por ser tão discreta - decerto também por eu ser , à época, tão estouvada...
Zé Maria disse…
Esse post já tem uns anos. Fiquei amigo do Martinho. Já visitei a casa mais umas tantas vezes, incluíndo com um grupo. É uma obra magnífica.
Obrigado pela referência.
pedro macieira disse…
Zé Maria, Este post foi publicado em 2011. Casa do Cipreste, que nunca consegui fotografar, razão das imagens de vídeo da RTP.Abraço.
pedro macieira disse…
Graça, Eu próprio ainda não a consegui fotografar. Porque é um imóvel privado, razão das fotos utilizadas via RTP.Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva