Edifício da antiga cadeia de Sintra

(Foto:Pedro Macieira)

O edificío da antiga cadeia de Sintra, encontra-se como muitos outros edificios de Sintra, com um aspecto exterior bastante degradado, sendo uma das primeiras imagens do visitante que chega a Sintra de combóio.

Estando actualmente a ser ocupado pela Associação dos escuteiros de Portugal, onde não haverá concerteza grandes verbas para tratar da sua recuperação .Nem mesmo para colocar vidros nas janelas.




(Foto retirada de postais da Vila Velha e de Gigarós e coisas de Sintra de José Alfredo ,CMS 1998)

O edificio da prisão projecto do arquitecto Adães Bermudes, edificado junto á estação nos terrenos do antigo cemitério foi inaugurada no mesmo dia que o edificio da Câmara Municipal, antigos Paços do Concelho no dia 13 de Junho de 1909 durante as Festas da Primavera de Sintra.

Possivelmente terá havido algumas intenções de o recuperar , que não surtiram efeito, e antes que a degradação seja total , e surja aos nossos olhos, um qualquer projecto turístico com muitas camas, e muita qualidade, como alternativa ao edificio degradado, seria muito interessante que a Autarquia Sintrense , que está bastante activa na recuperação de alguns edifícios com as verbas do actualmente suspenso “Coresintra” , tivesse em atenção esta situação, como já referido a primeira imagem dos que chegam a Sintra de combóio.


Edificios degradados mencionados neste blog-pressionar aqui
Hotel Netto-pressionar aqui
Ruinas Praia das Maçãs-pressionar aqui

Comentários

Titá disse…
De facto essa é uma das primeiras imagens da vila, o que nos entristece. É pertinente que se enviem missivas e se insista nesta recuperação.

Mais uma vez obrigada pelo que fazes por sintra.
pedro macieira disse…
Existiu em tempos um qualquer projecto, que felizmente ficou na gaveta, e que alterava a imagem do edifício da antiga prisão, após isso aquele local está completamente ao abandono, e como existem na nossa memória outros casos, receio que seja deliberado para depois, a próxima intervenção seja a demolição e depois o nascimento de um moderno hotel 5 estrelas...........
Anónimo disse…
Não era de admirar!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar