A vida sinuosa do eléctrico da Praia das Maçãs
Uma imagem rara, o eléctrico nas Azenhas do Mar
A linha de carros eléctricos, hoje com um percurso entre Sintra (Estefânia) e a Praia das Maçãs, sofreu ao longos dos seu já 102 anos de vida, alguns precalços, com algumas interrupções no seu serviço.
Hoje felizmente o eléctrico parece estar revigorado (novas instalações na Ribeira de Sintra), e é com grande prazer que o vemos percorrer o seu percurso enriquecendo com a sua passagem toda esta região, deixando em todos nós o sentimento de ali estar de facto um museu vivo, e que nos transporta para uma época já distante.Durante a 2ª grande guerra o eléctrico era o único meio de transporte, e que sem interrupções na exploração, foi o transporte de mercadorias de Colares para Sintra destacando-se o famoso vinho de Colares.
Postal do início do Séc XX com o eléctrico na Praia das Maçãs
A 10 de Julho de 1904. (segundo outros testemunhos 3 de Abril de 1904)a Praia das Maçãs ficou ligada a Sintra(Estação dos C.F.) por meio de carros eléctricos, já em 31 de Março desse ano o eléctrico tinha chegado até Colares.Mais tarde os eléctricos passaram a ter como terminal as Azenhas do Mar. (31 de Janeiro de 1930).
Em 1953 o eléctrico passou a funcionar durante os meses de verão como forma de exploração , em 1954 os eléctricos entre a Praia das Maçãs e as Azenhas do Mar deixaram de funcionar.A ligação entre Sintra e a Praia das Maçãs foi interrompida em 1974, por um longo período, só reactivado em 1997, no percurso entre a Praia das maçãs e a Ribeira de Sintra, e só em 2004 o eléctrico regressou a Sintra.
Nota:Em 1958 , o eléctrico circulou pela última vez até á Vila Velha
*-As actualizações do texto a verde são contribuições de um visitante deste blog.
Nota:imagem do eléctrico nas Azenhas do Mar, retirada de " O vinho de Colares " ( edição de 1938)
A linha de carros eléctricos, hoje com um percurso entre Sintra (Estefânia) e a Praia das Maçãs, sofreu ao longos dos seu já 102 anos de vida, alguns precalços, com algumas interrupções no seu serviço.
Hoje felizmente o eléctrico parece estar revigorado (novas instalações na Ribeira de Sintra), e é com grande prazer que o vemos percorrer o seu percurso enriquecendo com a sua passagem toda esta região, deixando em todos nós o sentimento de ali estar de facto um museu vivo, e que nos transporta para uma época já distante.Durante a 2ª grande guerra o eléctrico era o único meio de transporte, e que sem interrupções na exploração, foi o transporte de mercadorias de Colares para Sintra destacando-se o famoso vinho de Colares.
Postal do início do Séc XX com o eléctrico na Praia das Maçãs
A 10 de Julho de 1904. (segundo outros testemunhos 3 de Abril de 1904)a Praia das Maçãs ficou ligada a Sintra(Estação dos C.F.) por meio de carros eléctricos, já em 31 de Março desse ano o eléctrico tinha chegado até Colares.Mais tarde os eléctricos passaram a ter como terminal as Azenhas do Mar. (31 de Janeiro de 1930).
Em 1953 o eléctrico passou a funcionar durante os meses de verão como forma de exploração , em 1954 os eléctricos entre a Praia das Maçãs e as Azenhas do Mar deixaram de funcionar.A ligação entre Sintra e a Praia das Maçãs foi interrompida em 1974, por um longo período, só reactivado em 1997, no percurso entre a Praia das maçãs e a Ribeira de Sintra, e só em 2004 o eléctrico regressou a Sintra.
Nota:Em 1958 , o eléctrico circulou pela última vez até á Vila Velha
*-As actualizações do texto a verde são contribuições de um visitante deste blog.
Nota:imagem do eléctrico nas Azenhas do Mar, retirada de " O vinho de Colares " ( edição de 1938)
Comentários
Pedro Macieira