A reabertura da Estação e do Túnel do Rossio

Estação do Rossio em construção
O túnel do Rossio em construção-as 2 fotos encontradas aqui

Hoje e amanhã na estação do Rossio, recentemente renovada, decorrem alguns eventos integrados nas celebrações da reabertura do túnel do Rossio, encerrado para obras em 22 de Outubro de 2004 por questões de segurança. O encerramento do túnel, provocou alteração de percurso diário, para chegar à baixa pombalina a milhares de passageiros.

O túnel de 2600m, escavado por entre rochas calcárias, e considerado na altura (1887), juntamente com a estação uma das maiores obras de engenharia do séc. XIX. Inaugurado em 11 de Junho de 1890, tendo sido atravessado pela primeira vez pelo comboio em 8 de Abril de 1889.



Foto estação Rossio inicio séc XX, Benoliel,Arq.Fot.CML

A Real Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses encomendou ao arquitecto José Luís Monteiro a construção da Estação Central de Lisboa,concluída em 1890, com o custo de 730 mil reis. O edifício da estação é emblemático e caracteriza-se por uma linguagem neo-manuelina.

Peditório a favor da Guerra, junto ao edifício da Est.Rossio,1917-Benoliel,Arq.Foto.CML

Descrição de um início de viagem de comboio para Sintra em 1907:

Passeio á villas de Cintra e Collares

Dirigir-se-ha o viajante á Estação Central do Rocio d´onde partem os comboios para a villa de Cintra (1ª classe 530 –2ª ,360-3ª , 230).
As partidas são muito frequentes, principalmente na epocha do verão , devido ao extraordinário movimento que ha, não só para a bella estancia , como também para todas as povoações servidas pelo caminho de ferro de Cintra. Entre essas povoações , destacam-se Queluz e Bellas, que adeante trataremos.
Cintra dista de Lisboa 30 kilometros.
O trajecto de comboio rápido, é feito em pouco mais de meia hora; e em comboio ordinário, no dobro do tempo, sem, porém se tornar fastidioso, pois ha sempre surpresas na variedade do panorama.
Logo que o comboio galga o tunnel, onde entra á partida da estação do Rocio, descobrem-se, á esquerda, no sitio denominado Rabicha, ao principio do Valle de Alcantara, os Arcos das Aguas Livres, obra notavel de D.João V.(...)

Guia do Viajante da Empresa Nacional de Navegação em Portugal e suas Colónias em Africa-1907

" Sitio denominado Rabicha, ao principio do Valle de Alcantara, os Arcos das Aguas Livres "


Números do túnel*
210
mil é o número de utentes que diáriamente utiliza a linha de Sintra, 65 mil dos quais vão para o Rossio.

7,7 milhões de euros é o valor de derrapagem da obra, inicialmente orçada em 32 milhões de euros.

5 anos foi o tempo que levou a terminar a obra que deveria ter ficado concluída em Julho de 2006.

*Fonte: Jornal “Expresso”





Comentários

finalmente.
A curiosidade era tanta que iam dando cabo das escadas rolantes, he, he, he.
Mas agora a vida de uns milhares de pessoas voltou a ficar mais facilitada.
As minhas filhas ficaram de olhos esbugalhados quando viram as imagens de inauguração da linha com tanta gente espremida dentro da carruagem. Imagina quando lhes disse que também eu já andei assim por aquela mesma linha. HA, HA, HA!!!
Beijos.
pedro macieira disse…
Nunca pensei que houvesse, tanto lisboeta interessado na reabertura da estação do Rossio...
E a festa tornou-se uma autêntica hora de ponta, com alguma desorganização à mistura.
Um abraço

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