sábado, outubro 25, 2008

A Igreja do Século XVI da Ulgueira


Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Ulgueira

A fundação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Ulgueira data da década de 60 do século XVI, situando-se num época em que a região de Sintra conhecia um interessante surto construtivo, derivado do facto de acolher a Corte por diversas temporadas, e ser desde o início da centúria o destino preferencial das famílias aristocráticas lisboetas (SERRÃO,1989,p.54).


Embora esteja actualmente muito descaracterizado devido a uma campanha de obras setecentista, este templo é definido como uma "característica construção maneirista" (Idem, ibidem).
Da estrutura original conserva o portal, datado de 1566, que se constituí como o elemento de maior destaque do templo pela erudição do seu programa. Edificado segundo um esquema serliano, apresenta portal de volta perfeita, alteado, inserido num frontão recortado decorado por urnas, mascarões e cartelas roll werk, inspirados nas gravuras de grotesco flamengas (Idem, ibidem).


O programa decorativo da capela-mor da igreja data de finais do século XVIII, sendo o espaço revestido por painéis de azulejos dedicados a temas da Vida da Virgem, nomeadamente a Anunciação, o Casamento da Virgem, São Joaquim e Santa Ana.


O retábulo, em talha dourada, data da mesma época, e o tecto de madeira que cobre a capela é abobadado e pintado com medalhão de Nossa Senhora da Conceição e ornamentos vegetalistas. Tanto o retábulo-mor como o tecto de madeira foram restaurados entre 1994 e 1996 pela Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra.
Catarina Oliveira

IPPAR/2006

Texto do site do Instituto Português do Património Arquitectónico

Acções em curso para a requalificação da Igreja

Com o intuito de angariar fundos para a recuperação da Igreja, Os Amigos da Igreja da Ulgueira,em 26 de Julho, organizaram um concerto musical com a soprano Teodora Gheorghiu, a pianista Joana Barata e o Guitarrista Bruno Ribeiro (guitarra clássica).

A Câmara Municipal de Sintra , atribuiu o montante de 35,000 Euros para apoiar a obra de requalificação da Igreja da Ulgueira (J.de Sintra de 29 de Agosto 2008).

Também o blogue “Ulgueira Viva” dá noticia das actuais intervenções do IGESPAR, no sentido do inicio das obras se iniciarem no mais curto espaço de tempo.

Sem comentários: