A Igreja do Século XVI da Ulgueira
Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Ulgueira
Embora esteja actualmente muito descaracterizado devido a uma campanha de obras setecentista, este templo é definido como uma "característica construção maneirista" (Idem, ibidem).
Da estrutura original conserva o portal, datado de 1566, que se constituí como o elemento de maior destaque do templo pela erudição do seu programa. Edificado segundo um esquema serliano, apresenta portal de volta perfeita, alteado, inserido num frontão recortado decorado por urnas, mascarões e cartelas roll werk, inspirados nas gravuras de grotesco flamengas (Idem, ibidem).
O programa decorativo da capela-mor da igreja data de finais do século XVIII, sendo o espaço revestido por painéis de azulejos dedicados a temas da Vida da Virgem, nomeadamente a Anunciação, o Casamento da Virgem, São Joaquim e Santa Ana.
O retábulo, em talha dourada, data da mesma época, e o tecto de madeira que cobre a capela é abobadado e pintado com medalhão de Nossa Senhora da Conceição e ornamentos vegetalistas. Tanto o retábulo-mor como o tecto de madeira foram restaurados entre 1994 e 1996 pela Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra.
Catarina Oliveira
IPPAR/2006
Texto do site do Instituto Português do Património Arquitectónico
Acções em curso para a requalificação da Igreja
A Câmara Municipal de Sintra , atribuiu o montante de 35,000 Euros para apoiar a obra de requalificação da Igreja da Ulgueira (J.de Sintra de 29 de Agosto 2008).
Comentários