Palácio da Pena
Palácio da Pena em Cintra.Entrada do Parque
"Cintra com todas as suas bellezas naturaes e artísticas, está de tal forma cantada e descripta, em todos os tons e com todas as côres, desde o que ha demais sublime na poesia, até ao que ha de mais banal na rhetorica, que já agora dispensamo-nos de escrever duas ou tres columnas a proposito da pequena gravura que hoje figura nas paginas do Occidente.
Representa ella a entrada do magnifico parque do palacio da Pena, de sua magestade sr. D. Fernando. Verdadeiramente a Pena não é hoje um palacio, é mais do que isso, é uma filagrana de pedra collocada no alto d’uma montanha: é uma mansão phantastica que top?ta com as nuvens, e que parece mais uma visão d’um sonho do que uma creação humana. Póde rivalisar com o que ha de melhor do seu genero em toda a Europa ou mesmo em todo o mundo.
O parque e palacio da Pena, filhos do bom gosto de el-rei D.Fernando, podem reputar-se as mais notaveis curiosidades do paiz."(...)
Occidente- Revista Illustrada de Portugal e do Estrangeiro, Nº39 de 1 Agosto de 1879
Comentários
Agradeço a visita.
Como penso que uma parte dos portugueses devem saber, em mil oitocentos e setenta e nove (1879), o actual acordo ortográfico (que não utilizo) com os países de língua portuguesa ainda não existia.
E era assim, quer goste ou não a forma como se escrevia em português.
A transcrição que não gostou, mantém a ortografia e acentuação do texto original de 1879!