Novo Espaço Llansol em Sintra

Foto do blogue Espaço Llansol

A Câmara de Sintra aprovou, em reunião do Executivo, atribuir um subsídio de dez mil euros de apoio financeiro com o objectivo divulgar o espólio literário de Maria Gabriela Llansol, contribuindo desta forma para o conhecimento, preservação e valorização deste património.

No acto de assinatura do protocolo entre o Espaço Llansol e a Câmara Municipal de Sintra, foi atribuída a Maria Gabriela Llansol, a título póstumo, a Medalha Municipal.


É perto do edificío da Câmara Municipal que vai existir o novo espaço Llansol em Sintra

-Fotos do blogue Espaço Llansol

O Espaço Llansol é o jardim que o pensamento permite.*

“Largo da Câmara Velha (onde por nós esperava quando o grupo se reunia em Colares, naquela que baptizou de «Casa da Saudação», sentada ali fora nos degraus da coluna com a esfera armilar, a olhar o Parque da Liberdade e o Castelo dos Mouros, ou inventando sabe-se lá que viagens para o seu texto, sempre de caderno no regaço); e essa periferia do mundo prolongava-se depois pela Volta do Duche, a serpentina verde debruada de grandes árvores por onde tantas vezes ia à Vila Velha, e que lhe oferecia matéria de escrita, de que adiante darei testemunho”

Texto do blogue Espaço Llansol

Maria Gabriela Llansol vivia em Sintra desde 1980 e a sua casa em Colares era um espaço discreto como a sua postura na vida.

Espólio literário de Maria Gabriela Llansol, falecida aos 76 anos, em 3 de Março de 2008, foi doado à Associação de Estudos Llansolianos, criada em 2006 para estudar a obra da escritora.

Maria Gabriela Llansol deixa obras como "O Livro das Comunidades" (1974), "Causa amante" (1984), "Um falcão no punho" (1985) e "Um beijo dado mais tarde" (1990). «Lisboaleipzig» (1994) e «Amigo e Amiga», vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da APE 2006.

*Na Carta de Princípios do “Espaço Llansol” na Internet

Comentários

Anónimo disse…
Discretamente, sempre atento a tudo o que de importante se vai passando por aqui. Obrigada.
ereis
pedro macieira disse…
ereis,
Tenho pena que o Espaço Llansol agora criado seja em Sintra e não continuar na casa de Colares.Compreendo que em Sintra os acessos e talvez o próprio espaço sejam melhores, mas seria mais genuino manter Colares pelo próprio ambiente criado por Maria Gabriela Llansol.

Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Festas de S.Mamede de Janas 2023